• Mar Bahia

Óleo no mar: Bahia decreta estado de emergência

O governador da Bahia em exercício, João Leão, assina nesta segunda (14), às 11h30, na Governadoria, o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para os municípios atingidos por manchas de óleo no litoral. A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando do 2o Distrito Naval, confirma a chegada de resíduos oleosos nas praias do Rio Vermelho e Ondina, na Bahia, sendo este último o ponto mais ao sul já registrado até o momento.

Foto: Igor Santos

Além do recolhimento de amostras do material, que foram encaminhadas para análise no Instituto de Estudos do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM), localizado em Arraial do Cabo-RJ, o 2o Distrito Naval mantém busca de manchas por aeronave SH-16, em coordenação com a Corveta “Caboclo”, o Navio Hidrográfico-Balizador “Tenente Boanerges” e o Navio-Varredor “Aratu”, da Marinha do Brasil; o acompanhamento do tráfego marítimo de embarcações mercantes, que efetuem transporte de óleo com características similares ao encontrado; e o monitoramento da área, em coordenação com órgãos ambientais e prefeituras da região.


O Ibama declarou que as equipes continuarão de prontidão 24h, monitorando e retirando todo o material que for localizado na faixa de areia da orla de Salvador, até que todas as possibilidades de chegada de mais material sejam descartadas.


Até o momento totalizam-se 36 quilos de material recolhidos nas praias do Flamengo, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Piatã, Itapuã, Buracão (Rio Vermelho) e Placaford.

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.