• Mar Bahia

Óleo no mar: pescadores e marisqueiras são os mais afetados

O irresponsável e criminoso vazamento de óleo que atinge o Nordeste, sobretudo a Bahia, segue causando impactos incalculáveis a curto e longo prazo. A invasão das manchas nas praias e manguezais - berçário da vida marinha - traz inúmeras consequências, onde os mais afetados são aqueles que vivem da pesca para manter o sustento.

Foto: Reprodução

Com isso, ongs e órgãos governamentais, como a Bahia Pesca, estão realizando o levantamento de pescadores e marisqueiras que tiveram as atividades afetadas pelo óleo que atinge o litoral do estado. No total, 13.375 pescadores e marisqueiras vivem nos oito municípios atingidos: Camaçari, Conde, Entre Rios, Esplanada, Jandaíra, Lauro de Freitas, Salvador e Mata de São João. Os dados serão repassados ao Comando Unificado de Incidente, de modo que sejam estabelecidas políticas compensatórias emergenciais. Além destes locais, há ainda as comunidades de Ilha de Maré e Recôncavo Baiano e Costa do Dendê.

Ainda de acordo com a Bahia Pesca, também fará a coleta de peixes e mariscos para análise da Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental, que determinará se esse pescado é próprio para consumo ou se está contaminado.


Governador se reúne hoje com prefeitos de cidades atingidas por óleo

Às 15h desta quinta-feira (17), o governador Rui Costa se reúne, na Governadoria, com prefeitos e dirigentes da Defesa Civil dos municípios baianos atingidos por manchas de óleo. O convite do Governo do Estado foi feito aos oito municípios afetados: Salvador, Mata de São João, Conde, Camaçari, Entre Rios, Esplanada, Jandaira e Lauro de Freitas.

Participam da reunião também órgãos estaduais envolvidos nesta ação: Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, Secretaria do Meio Ambiente, Inema, Procuradoria Geral do Estado, Casa Civil, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Secretaria de Infraestrutura.

#oleonomardabahia #oleonomar #pescadores #marisqueiras #pesca #contaminacao #ilhademare #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.