• Mar Bahia

2º Distrito Naval realiza Congresso Internacional de Minagem na Bahia

Nos dias 5 e 6 de novembro, por iniciativa do Comando do 2º Distrito Naval em Salvador, especialistas, pesquisadores civis e militares estarão reunidos no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI/CIMATEC) para o II Congresso Internacional de Contramedidas de Minagem. O evento terá ainda a participação da Federação das Indústrias do Estado da Bahia (FIEB), Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA), representantes de Operações Especiais e desativadores de bombas e artefatos explosivos.

Foto: Reprodução

O objetivo é demonstrar a importância que a Marinha do Brasil dispensa à tal atividade, de fundamental importância na guerra moderna. Na atualidade, inclusive, existe uma grande preocupação acerca do emprego das minas marítimas no cenário mundial, pois já foram demonstradas como uma poderosa e efetiva arma contra quaisquer tipos de meios, independente de seu nível tecnológico.


Além disso, o Congresso visa apresentar novas tecnologias e equipamentos, aprofundar conhecimentos e estimular a troca de informações entre as diversas organizações militares, instituições e empresas envolvidas no âmbito da Guerra de Minas, cujas táticas continuam a condicionar fortemente a condução das operações de caráter militar naval, bem como o uso do mar para a navegação de forma geral, além de incrementar as áreas de conhecimento de Robótica, Automação e Controle, materiais compósitos para cascos e Nanotecnologia, como base para o desenvolvimento de sistemas não tripulados e de grupos de operações especiais e desativadores de artefatos explosivos.

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.