• Mar Bahia

Comando do 2º Distrito Naval comemora 73 anos em Salvador

Nesta quarta (28) o Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) comemora 73 anos de criação em Salvador. A cerimônia será iniciada às 16h, com desfile da guarda de honra do Comando. O evento será presidido pelo Comandante do 2º Distrito, Almirante de Esquadra Almir Garnier Santos, recém-promovido a Almirante de Esquadra, que receberá os cumprimentos após a solenidade.

Foto: Marinha do Brasil

Pela segunda vez durante sua existência o evento será presidido por um Comandante do 2º Distrito Naval no posto de Almirante de Esquadra, feito que não ocorre há 18 anos e que demonstra a confiança da Marinha pelo trabalho realizado em Salvador.


A HISTÓRIA

A criação do Comando do 2º Distrito Naval remonta o ano de 1942, quando da entrada do Brasil na Segunda Guerra Mundial, ocasião em que foi decretada a criação dos Comandos Navais e Salvador designada sede do Comando Naval do Leste. Essa denominação foi mantida até 1945, quando o Comando do 2º Distrito Naval passou a ter sua denominação atual.


Em 1973, o Com2ºDN passou a ocupar as instalações da extinta Escola de Aprendizes-Marinheiros da Bahia, às margens da Bahia de Todos os Santos, onde hoje se encontra instalado e integrado à paisagem histórica de Salvador, em frente à Basílica de Nossa Senhora da Conceição da Praia. O 2º Distrito Naval tem uma área de jurisdição de mais de 1.100.000 km², englobando os estados da Bahia, Sergipe, norte de Minas Gerais e sudoeste de Pernambuco. A leste, a área possui mais de 1.200 km de confrontação com o Oceano Atlântico e, a oeste, é cortada pelo rio São Francisco, desde Pirapora (MG) até Paulo Afonso (BA).


#2dn #2distritonaval #marinhadobrasil #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.