• Mar Bahia

Confira a programação da festa de Yemanjá

Uma das maiores festas religiosas e culturais de Salvador, presente no calendário de eventos da cidade, a Festa de Yemanjá, será realizada neste sábado (2). A programação oficial já começa na véspera, nesta sexta (1°) às 7h, com a abertura do Caramanchão, local onde são colocados os presentes, ao lado da Colônia de Pescadores Z1, próximo ao Largo de Santana.

Foto: Bruno Concha

No sábado, antes das homenagens à Yemanjá, devotos saúdam Oxum, orixá das águas doces, às 2h30, no Dique do Tororó. Às 5h, uma alvorada de fogos de artifício marca a chegada do presente principal ao Rio Vermelho. Durante todo o dia, uma enorme fila se forma para a entrega dos presentes. À tarde, a festa profana segue em todo entorno até a saída da procissão para a entrega do presente no mar (que é mantido em segredo pela colônia de pescadores) e dos cerca de 600 balaios com oferendas depositadas pelos devotos e admiradores será às 15h30.


Oferendas

Você já sabe que não deve poluir o mar nem lugar algum em que você habita. O mar é um lugar sagrado. Então, se desejar fazer a sua oferenda a Yemanjá, escolha poucas coisas, sempre com práticas sustentáveis. Nada de deixar para trás sacos plásticos e embalagens ou derramar líquidos de frascos e garrafas no mar.


História

A festa em homenagem à Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes à mãe das águas. Nesta época, os peixes estavam escassos no mar. Desde então, todos os anos os pescadores pedem a Iemanjá que lhes dê fartura de peixes e um mar tranquilo. Conta a tradição dos povos iorubás que Iemanjá era a filha de Olokum, deus do mar. Ele a teria dado uma garrafa e recomendado que só abrisse em caso de necessidade. Um dia, em fuga de Okerê, o marido que a ofendeu, ela tropeçou na garrafa, que se quebrou, fazendo surgir um rio de águas tumultuadas que levou Yemanjá ao oceano. Desde então, a rainha das águas não voltou mais para a terra.


#yemanja #2defevereiro #bahia #riovermelho #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.