• Mar Bahia

Equipes, voluntários e novas técnicas na limpeza das praias com manchas de óleo

Duas semanas após o aparecimento das primeiras manchas de óleo na Bahia, muitas ações já foram feitas, unindo equipes de órgãos institucionais e voluntários em uma verdadeira brigada pela limpeza das praias o mais rápido possível. Após um primeiro momento de grande impacto, as iniciativas seguem se multiplicando, utilizando, inclusive novas técnicas para retirada de fragmentos que ainda estão sob as pedras e na areia das áreas atingidas.

Foto: Elói Correia

Em Salvador, por exemplo, já foram retiradas 104 toneladas e 800 quilos de óleo das praias. Em Lauro de Freitas e Litoral Norte, até esta quinta-feira (23), três toneladas de óleo são retiradas em média pelo Corpo de Bombeiros Militar da Bahia.

As novas técnicas de limpeza usadas, sobretudo pela Limpurb, incluem o uso de trator com peneiras que separa os pequenos resíduos e devolve a areia limpa à praia, além do uso de um jato de pressão que mistura água e areia para a remoção do petróleo nas pedras e peneiras manuseadas pelos agentes da para a retirada de partículas da areia em locais onde o veículo não tem acesso. Ao todo, as praias atingidas foram: Ipitanga, Praia do Flamengo, Stella Maris, Itapuã, Piatã, Placaford, Patamares, Boca do Rio, Jardim de Alah, Jardim dos Namorados, Pituba, Amaralina, Ondina, Cristo e Farol da Barra. As mais atingidas foram Pedra do Sal (Itapuã), Stella Maris, Praia do Flamengo (Pipa), Pituba e Amaralina.

#oleonomar #oleonomardabahia #oil #petroleo #bahia #praiasdabahia #oleononordeste #nordeste #contaminacaoambiental #meioambiente #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.