• Mar Bahia

Farol de Itapuã comemora 146 anos

Cantado, versado, fotografado...o icônico Farol de Itapuã comemora neste sábado (7) 146 anos cravado em meio ao mar da Bahia. Dentro da programação de aniversário, que começa nesta sexta (6), estão agendadas saídas com avistamento de baleias na região, competição de stand up e canoa havaiana, palestra com um historiador da Marinha do Brasil sobre a origem do Farol e da vila de pescadores que batizou o bairro, além de shows.

Foto: Divulgação

O Farol foi instalado na Pedra Piraboca e foi o quinto construído na Bahia. Tem 21m de altura, emitindo um relâmpago branco a cada seis segundos, com um alcance de 15 milhas náuticas (28 km). Já foi pintado com listras roxas, laranjas e finalmente vermelhas, mantidas até hoje.


De acordo com o idealizador da proposta, o produtor cultural Cristiano Loureiro, essa será a oportunidade para que a comunidade possa discutir questões específicas da região, como a segurança pública e a redução da criminalidade na área. “Nunca havíamos comemorado a data, mas percebemos que essa era uma boa oportunidade para, num único evento, unirmos a possibilidade de sensibilizar a sociedade e os poderes públicos para a riqueza histórica e cultural do bairro, além de despertarmos para a possibilidade de geração de emprego e renda com o turismo de avistamento de baleias, especialmente nessa época do ano”, reforça Loureiro. Veja aqui a programação completa.

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.