• Mar Bahia

Marinha divulga dados de infrações da Operação Verão



Entre os dias 15 e 31 de janeiro, a Marinha do Brasil (MB) realizou a campanha nacional, uma iniciativa que ocorreu dentro da Operação “Verão 2017/2018” e teve como foco as embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, que têm seu fluxo intensificado neste período do ano. A ação destinou-se a conscientizar os condutores e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação. Ao longo da campanha, a MB inspecionou, nos seus nove distritos navais, um total de 7.323 embarcações, das quais 601 sofreram autos de infração.


Na área do 2° Distrito Naval, que também abrange a Bahia, foram 1570 embarcações inspecionadas, com 123 autos de infrações. Vale lembrar que a área jurisdicional do 2° DN, com sede em Salvador, abrange mais de 1.100.00 quilômetros quadrados, aproximadamente 14% do território brasileiro, com cerca de mil quilômetros de confrontação com o Oceano Atlântico. A área terrestre sob jurisdição do 2º Distrito Naval é cortada pelo Rio São Francisco desde Pirapora (MG) a Juazeiro (BA).

O descumprimento de regras, como a ausência de documentos obrigatórios da embarcação, da tripulação e dos condutores, esteve entre as infrações mais comuns constatadas durantes as inspeções. Os agentes da MB também realizaram visitas nos principais terminais de embarque e desembarque de passageiros do País, onde foram observadas, em sua maioria, deficiências relacionadas aos aspectos estruturais das instalações. Dados da Diretoria de Portos e Costas (DPC) apontam que existem hoje 53.700 embarcações de transporte de passageiros que realizam travessias e turismo náutico em todo território nacional. Apenas no ano passando, cerca de 1.800 novas embarcações dessa categoria foram inscritas nas 63 capitanias, delegacias e agências das capitanias dos portos.


#marinhadobrasil #operacaoverao #travessiasegura #marbahia


Foto: Reprodução

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.