• Mar Bahia

Marinha divulga programação intensa de eventos comemorativos em Salvador

Entre os dias 6 e 17 de junho, o Comando do 2º Distrito Naval promoverá uma série de eventos em comemoração ao 153º aniversário da Batalha Naval do Riachuelo, Data Magna da Marinha do Brasil.

Nesta quarta-feira (6), a partir das 19h, a Câmara Municipal de Salvador realiza uma sessão especial alusiva à data, no plenário Cosme de Farias. Às 9h da sexta-feira (8) o Comandante do 2º Distrito Naval e o Presidente da Associação Comercial da Bahia realizam uma aposição floral no monumento em homenagem aos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, na Praça Riachuelo, no bairro do Comércio.


No sábado (9), a tradicional cerimônia militar será realizada, a partir das 10h, no Forte de Santo Antônio da Barra (Farol da Barra), com a leitura da mensagem presidencial alusiva à data e imposição de condecorações da “Ordem do Mérito Naval” a personalidades e autoridades civis e militares, além de salva de tiros disparados por navio da Marinha. Também na manhã do sábado (9), navios subordinados ao Comando do 2º Distrito Naval realizam um desfile naval no trecho da orla marítima entre o Morro do Cristo e o Farol da Barra. No mesmo dia, entre 9h e 17h30, no largo do Farol da Barra, uma exposição reunirá equipamentos, armamentos, réplicas, material de sinalização náutica, informações sobre segurança aquaviária e como ingressar na Marinha, além de um simulador de navegação.

No dia 16 de junho, a 40ª edição da Regata Marcílio Dias, que leva o nome de um dos heróis que tombaram na Batalha Naval do Riachuelo, reúne veleiros nas categorias oceano e monotipo, com largadas na praia junto à Capitania dos Portos da Bahia, no Comércio, a partir das 12h. No dia 17 de junho, a partir das 7h, a 36ª edição da tradicional Corrida Rústica Riachuelo fecha a programação, com percursos de 5 e 10 km e corrida representativa de pelotões, com largada e chegada em frente ao Farol na Barra. A cerimônia de premiação, que acontece logo após a corrida, será abrilhantada pela Banda de Música do 2º Distrito Naval.


SERVIÇO:


· 6 de junho: Sessão Especial na Câmara Municipal de Salvador

Entrada mediante convite, na Câmara Municipal de Salvador, a partir das 19h.

· 8 de junho: Aposição Floral no Monumento Riachuelo

Aberta ao público, na Praça Riachuelo (Comércio), às 9h.

· 9 de junho: Cerimônia Militar

Entrada mediante convite, a partir das 10h, no Museu Náutico da Bahia (Farol da Barra).

· 9 de junho: Desfile Naval

Aberta ao público, na orla de Salvador (orla Barra - Ondina), a partir das 9h.

· 9 de junho: Exposição Temática

Aberta ao público, no largo do Farol da Barra, das 9h às 17h30.

· 16 de junho: 40ª Regata Marcílio Dias

Aberto para participantes na Capitania dos Portos da Bahia, a partir das 12h.

· 17 de junho: 36ª Corrida Rústica Riachuelo

Aberta ao público, no Largo do Farol da Barra, a partir das 7h.


#batalhanaval #riachuelo #marinhadobrasil #baiadetodosossantos #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.