top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Mundo Marinho: exposição internacional é aberta em Salvador

Foi inaugurada nesta segunda (20), em Salvador, a Exposição Internacional Mundo Marinho, composta por robôs que reproduzem de forma fiel uma gama de animais marinhos que irão maravilhar o público do Salvador Shopping através de sons, movimentos e efeitos especiais.


A mostra é aberta ao público e pode ser visitada gratuitamente na Praça Central, piso L1, até 15 de outubro, sendo uma experiência única e sensorial para toda a família. Integram o acervo, modelos que impressionam pela beleza, como baleias, golfinho, tubarão e o polvo gigante. As réplicas são robotizadas, emitindo sons e realizando movimentos característicos de cada espécie, proporcionando ‘verdadeiro mergulho’ ao universo do fundo do mar.

Foto: Divulgação

Outro aspecto peculiar são as dimensões das esculturas. Muitas espécies são apresentadas em tamanhos reais, como o tubarão baleia com 10m de comprimento. Outros animais, que na natureza são bem pequenos, como os peixes ornamentais, são retratados com 2 a 3 metros. Oportunidade para a criançada conhecer, por exemplo, o cirurgião patela, peixe que inspirou a personagem Dory, da franquia de animação ‘Procurando Nemo’. O projeto foi desenvolvido por biólogos marinhos para que as características de cada espécie fossem respeitadas, já os engenheiros e artistas plásticos chineses ficaram responsáveis por executar as representações dos animais.


Projeto Tamar

Os apaixonados pelas tartarugas marinhas também poderão visitar a exposição da Fundação Projeto Tamar. Através de painéis e réplicas em tamanho real das tartarugas, o público vai conhecer mais sobre esses animais, as ameaças que enfrentam e o que o Projeto Tamar, há mais de 40 anos, faz para protegê-los. No piso L1, em frente à BMart, os visitantes vão descobrir como fazer parte da conservação marinha.

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page