• Mar Bahia

Museu do Mar promove atividades para celebrar e conscientizar sobre a preservação ambiental

Uma série de atividades será realizada no Museu do Mar Aleixo Belov, no mês de junho, para celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente, que é comemorado no domingo (5). Na data, para abrir as ações que têm como tema principal os estudos e pesquisas sobre fauna e flora soteropolitana, acontecerá a palestra “Ecologia e conservação de baleias e golfinhos”, que será ministrada pela bióloga Luise Rocha. O bate-papo acontecerá a partir das 15h, no auditório do museu.

Foto: Site Mar Bahia

Veja também:

Aleixo Belov: "Eu quero que todo mundo seja feliz. O resto é detalhe"


Já na terça-feira, 7, e na quarta, 8, por sua vez, acontecerão, respectivamente, as palestras “Dunas e sua importância para os mares” – com Emannuel Henrique, graduando de oceanografia – e “Biodiversidade dentro dos manguezais” – com Ellen Baião, que é bacharel e licenciada em ciências biológicas. Ambas serão realizadas no auditório do museu, também a partir das 15h.


“O meio ambiente é um dos temas principais do Museu do Mar Aleixo Belov. Por conta disso, consideramos muito importante dar oportunidade e espaço para que pesquisadores e estudantes de universidades apresentem, durante o mês de junho, seus estudos e realizações. Desta maneira, podemos valorizar e divulgar o conhecimento científico sobre a preservação da natureza, tornando-o de domínio público”, afirma a museóloga Etiennette Bosetto.


Além das palestras que seguirão até o dia 10 (confira a programação completa abaixo), haverá ainda atividades em comemoração ao Dia do Escoteiro do Mar, no sábado, 11, e oficinas e jogos educativos no domingo, 12, com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia.


“Os visitantes do museu poderão também conferir, até o dia 20/06, a exposição ‘O mar não está para plástico’, promovido pela instituição Rede Viva Mar Vivo (RedeMar)”, pontua Etiennette.


PROGRAMAÇÃO

  • DOM (5/6), às 15h – “Ecologia e conservação de baleias e golfinhos”, com Luise Rocha.

  • TER (7/6), às 15h – “Dunas e sua importância para os mares”, com Emannuel Henrique.

  • QUA (8/6), às 15h – “Biodiversidade dentro dos manguezais”, com Ellen Baião.

  • QUI (9/6), às 15h – “A volta ao mundo das conchas nordestinas em 60 minutos”, com o biólogo Geraldo Semer Pomponet Oliveira, o agrônomo Olivier Crabos, o auditor fiscal Laudelino Passos de Almeida e o astrólogo Gregório Pereira de Queiroz.

  • SEX (10/6), às 15h – “Turismo de mergulho”, com Gilson Galvão (Tuca), da Bahia Scuba.

  • SÁB (11/6), 10h às 17h – Atividades para celebrar o Dia do Escoteiro do Mar, com Angeles Moan Nascimento Ferreira, presidente do Grupo de Escoteiros do Mar Marcílio Dias 2º BA.

  • DOM (12/06), às 15h - Oficinas e jogos educativos sobre o meio ambiente, com o Núcleo de Ofiologia e Animais Peçonhentos da Bahia.


Museu do Mar Aleixo Belov


Localizado em um casarão amarelo de três andares que mistura arquitetura clássica com moderna no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, o Museu do Mar Aleixo Belov guarda relíquias adquiridas durante as cinco viagens que o velejador Aleixo Belov, 79 anos, fez ao redor do mundo, sendo três delas em solitário no veleiro “Três Marias”. Essa embarcação é o pilar central do equipamento cultural. Crianças de até 5 anos não pagam. Nas quartas, o acesso é gratuito.

0 comentário