• Mar Bahia

“Praia Massa é Praia Limpa” acontece na Boa Viagem

Faça chuva ou faça sol, a Praia de Boa Viagem, localizada na Cidade Baixa, em Salvador, receberá uma grande ação de limpeza do projeto Ambientaliza Salvador, neste sábado (11), das 8h às 12h. O “Praia Massa é Praia Limpa”, realizado pela Prefeitura, tem o objetivo de combater resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e incentivar a população para a consciência sobre a preservação de ambientes marinhos.

Foto: Max Haack

Além disso, as praias de Boa Viagem, Stella Maris e Itapuã ganharão três pontos de coleta de resíduos, chamados de “Papa Plástico”. As ações fazem parte da programação da Semana do Meio Ambiente na capital baiana.


Por meio do “Praia Massa é Praia Limpa”, um grupo de voluntários realizarão a limpeza da faixa de areia e da área submersa da praia da Boa Viagem, incluindo pesquisas de campo com banhistas para entender a percepção deles sobre em relação ao cuidado e preservação das praias e oceanos. Ao final, será produzido um relatório completo das atividades realizadas, através de parceria com a Legião da Boa Vontade (LBV).


Objetivos da ONU

Comprometido principalmente com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 14 – Vida na água, da Organização das Nações Unidas (ONU), a primeira edição do “Praia Massa é Praia Limpa” foi realizada em 2021 nas praias do Parque Marinho da Barra, Porto da Barra e Praia do Farol. Na ocasião, o evento contou com 172 participantes, dentre estudantes, professores, comerciantes, empresários e entusiastas do assunto, e foram coletados 320kg de resíduos.


Papa Plástico

O Papa Plástico, sustentado pelo Planejamento Estratégico da Prefeitura Municipal de Salvador e pelo Plano de Mitigação e Adaptação às Mudanças Climáticas, propõe criar pontos de coleta de resíduos com formato alusivo a um peixe, em praias da cidade, visando promover a consciência ambiental marinha na população. Com isso, pretende sensibilizar a sociedade para a importância do descarte correto de resíduos e como eles podem afetar e prejudicar, não somente o sistema ambiental, mas também o sistema econômico, turístico e produtivo, tornando, dessa forma, as praias mais limpas, sustentáveis e atrativas.

0 comentário