• Mar Bahia

Rally Náutico da Bahia completa 10 anos com novidades

O tradicional Rally Náutico da Bahia, um dos mais importantes do país, completa a 10ª edição em 2018. Nascido da vontade da Bahia Marina e do Yacht Clube da Bahia em difundir o setor náutico, o Rally reúne barcos e jets nas categorias Geral, Bahia e Aventura no dia 1º de dezembro. A largada acontece na Bahia Marina às 10h, intervalo na Ilha Bimbarras e premiação com festa de encerramento no Yacht Clube da Bahia.

Foto: Tarso Figueira

Desde sua primeira largada, mais de 200 milhas náuticas já foram percorridas na Baía de Todos os Santos, em competições marcadas pela confraternização e espírito esportivo. Sob a coordenação técnica de Glênio Cogo, o Rally vem difundindo ao longo dos anos o uso do GPS na navegação. Esse ano, um aplicativo que vai reunir as informações sobre a competição está sendo desenvolvido e já está em fase de testes para aparelhos Android. Outra novidade para esse ano é que além da premiação por categoria, as equipes também serão premiadas. De acordo com Cogo, serão premiadas as equipes que tenham melhor desempenho, as que tenham melhor participação de animação, caracterização e as com maior número de embarcações inscritas.


Desde o ano passado os organizadores do rally optaram por uma rota com perfil mais turístico, para permitir à equipe competidora contemplar as belezas da Baía de Todos os Santos e navegar por pontos pouco explorados da costa, a exemplo da Ilha Bimbarras. Situada no município de São Francisco do Conde, a ilha passou a integrar a rota do evento como local de ponto neutro, no intervalo da prova. Em Bimbarras, quem comanda a festa é o DJ Chamuska. “Nestes dez anos, o Rally se aperfeiçoou, inseriu tecnologias mais precisas, abrangeu novas rotas e novos desafios às equipes, abriu espaço para a categoria Aventura para iniciantes, e também para jets, que vem conquistando cada vez mais adeptos”, salienta Leilane Loureiro, diretora da Bahia Marina.


O Rally Náutico da Bahia é uma prova de regularidade, sem ultrapassagens. O trajeto é determinado pela organização e o objetivo é que a equipe consiga seguir a rota mantendo as médias horárias pré-estabelecidas. Cada segundo vale ponto. Para participar da prova, são permitidas embarcações iguais ou maiores de 18 Pés e Jet RunAbout (sentado), devidamente regulares junto à Marinha. Os interessados poderão fazer as suas inscrições até sexta-feira, dia 30 de novembro, na administração da Bahia Marina ou secretaria do Yacht Clube. O valor é de R$ 400,00 para as lanchas nas categorias Geral, Bahia e Aventura e R$ 160,00 para Jet.


Festa de encerramento

Como em todos os anos, o momento mais aguardando entre os competidores é festa de encerramento com a premiação, que tradicionalmente acontece no salão de festas do Yacht Clube da Bahia. Esse ano, a abertura fica por conta da banda Maria Te Viu e a principal atração que encerra o evento será o cantor Tatau (ex-Araketu). O Rally Náutico é assinado pelo Yacht Clube e Bahia Marina e integra a programação do IV Festival Náutico de Salvador, realizado pela Prefeitura Municipal de Salvador, através da Empresa Salvador Turismo (Saltur).


#rallynautico #lanchas #jets #bimbarras #bahiamarina #yachtclubedabahia #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.