• Mar Bahia

Regata João das Botas reúne saveiros no Porto da Barra

A beleza dos saveiros de içar, vela de pena, pesca e catraia poderá ser vista neste domingo (16) durante a 47ª edição da tradicional Regata João das Botas, a partir das 13h, no Porto da Barra. O evento é promovido pelo Comando do 2º Distrito Naval e organizado pela Capitania dos Portos da Bahia, é considerado uma das mais importantes competições de embarcações regionais do Norte e Nordeste.

Foto: Mauricio Cunha

A regata poderá ser assistido de vários pontos da orla, desde o Farol da Barra até a Ponta de Humaitá. Os prêmios variam de R$ 200,00 a R$ 500,00. A inscrição é gratuita e pode ser feita na Capitania dos Portos (Av. das Naus, s/nº, Comércio, Salvador - Telefone 3507-3777), até o dia 14 de dezembro. Antes da regata, a partir das 8h, a CPBA coordenará uma ação de limpeza no Porto da Barra, que será realizada pelo Grupo de Pesca Sub Lixo Zero, que recolherá o lixo do fundo do mar.


História da regata – A regata teve origem a partir de uma viagem de volta ao mundo realizada por velejadores baianos, a bordo de uma escuna, em 1969. O visual configurado por inúmeras embarcações que se despediam dos iatistas, dentre elas vários saveiros, impressionou o então Capitão dos Portos da Bahia, que resolveu, a partir daquela época, organizar uma regata de saveiros.


A regata foi realizada naquele ano e nos anos seguintes, até que, em 1972, foi nomeado seu patrono João Francisco de Oliveira, conhecido como João das Botas, Oficial de Marinha que sagrou-se herói das lutas de independência do Brasil na Bahia ao combater as forças navais portuguesas na Baía de Todos os Santos, à frente de uma esquadra composta por saveiros.


#saveiros #joaodasbotas #regata #mar #vela #catraia #pesca #portodabarra #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.