• Mar Bahia

Uma regata, muitas histórias

Um fim de semana intenso! A convite do Aratu Iate Clube, o @sitemarbahia acompanhou e registrou as primeiras imagens da @aratumaragojipe, que aconteceu neste sábado (5), reunindo mais de 50 embarcações inscritas e dezenas de outras que também acompanharam a regata.

Foto: Site Mar Bahia

Com ventos oscilantes, chuva, quebras, surpresas, calor e mormaço, a competição exigiu bastante técnica dos velejadores, que ao longo de cinco a sete horas de regata, comemoram cada milha vencida até a linha de chegada, que precisou ser encurtada em razão destas dificuldades, proporcionando, em contrapartida, um belíssimo espetáculo, tendo o Forte da Salamina como cenário, já em Maragojipe.


Em um ano atípico e cheio de reviravoltas, cada um que esteve na raia, com certeza, foi um grande vencedor, sendo premiado com honrarias que vão além de um troféu e que – vale ressaltar – diante de um contexto de pandemia – foi entregue a bordo de cada embarcação, ainda durante a própria noite do evento, cercado de cuidados. Em ocasiões assim, vemos o enorme esforço feito nos bastidores para que tudo saia da melhor forma, independente de quanto tempo se passe sobre o mar, montando equipamento sobre o cockpit para gerar resultados, separando troféus, narrando as chegadas, postando em tempo quase real (quando o sinal deixa!).


E depois de 51 edições, apesar de todos os problemas, é incrível perceber como a regata se mantém forte e com um apelo emocional intenso, não apenas nos velejadores que são os protagonistas da competição, mas de todo o público que busca participar como tripulantes, aluga embarcações para assistir de perto, compra camisa para guardar de recordação, procura um lugar para vê-la passar, registra fotos, reposta as imagens, compartilha publicações e reúne os amigos para comemorações em torno do evento – que no final das contas, nasceu do desejo de confraternizar um grupo de velejadores em torno da Festa de São Bartolomeu (em Maragojipe) e segue sendo a maior festa náutica nas águas da Bahia.


Veja mais registros aqui


0 comentário