top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Aratu-Maragojipe 54 anos é sucesso absoluto

Dia de Verão na Baía de Todos-os-Santos, em pleno mês de agosto. "Céu de Brigadeiro e mar de Almirante"... assim podemos definir as condições climáticas do último sábado (26) , quando o Aratu Iate Clube realizou a 54a edição da Regata Aratu- Maragojipe.

Foto: Vitor Maciel

Cerca de 150 veleiros, das mais variadas classes de Oceano, conduzidos por mais de 1.000 velejadores, oriundos de nove estados do Brasil. Apesar do vento fraco, a Regata não perdeu em nada a sua beleza, ao contrário. Por estar o mar bastante tranquilo e o céu praticamente sem nuvens, o evento foi um prato cheio para fotógrafos profissionais e amadores, filmagens e fotos de drone.


CERIMÔNIA DE ABERTURA


A Regata Aratu-Maragojipe 54 anos foi precedida de uma animada e bastante prestigiada Cerimônia de Abertura, que contou com a presença de autoridades da Marinha do Brasil, Prefeituras de Salvador, Simões Filho e Maragojipe, patrocinadores e comunidade náutica, totalizando mais de 900 convidados.


Após a abertura oficial, quando foram homenageados patrocinadores e apoiadores, o público desfrutou do melhor do cantor Alexandre Leão e Banda, que fez todo o público cantar e dançar durante 2 horas e meia.


RECEPTIVO EM MARAGOJIPE


A chegada dos velejadores em Maragojipe contou com receptivo nas belas instalações da Fundação Vovo do Mangue e Festa de Premiação em uma grande arena montada na praça principal da cidade.


Além dos Veleiros de Oceano, também foram premiados Saveiristas e Canoeiros das localidades de Nagé e Coqueiros que, junto com o Aratu Iate Clube, realizaram uma bela e participativa regata.


ARRECADAÇÃO DE ALIMENTOS


Preocupados com a questão da segurança alimentar das populações ribeirinhas, o Aratu Iate Clube, com a colaboração de todos os velejadores, promoveu uma campanha de arrecadação de alimentos que superou uma tonelada.


TURISMO NÁUTICO


Mais uma vez a Regata Aratu-Maragojipe cumpriu a sua missão de promover e fomentar o Turismo Náutico na Baía de Todos-os-Santos, gerando muitos postos de trabalho, levando renda para centenas de famílias.


RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA DA BAÍA DO IGUAPE


A cidade de Maragojipe, bem como boa parte do trecho do Rio Paraguaçu percorrido pelos veleiros, estão dentro da poligonal da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape, sob gestão do ICMBio e de um Conselho composto por diversos representantes das comunidades locais. Isso aumenta ainda mais a responsabilidade dos participantes com a preservação ambiental. O Aratu Iate Clube elaborou cartilha para todos os participantes do evento, com informações e orientações acerca da reserva.


PATROCINADORES E APOIADORES


A Regata Aratu-Maragojipe 54 anos é uma realização do Aratu Iate Clube, sob gestão do Comodoro Pedro Mutti, e conta com importantes patrocinadores e apoiadores, a exemplo da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), patrocinadora máster do evento.


Tem o especial patrocínio da Prefeitura de Simões Filho, da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura de Salvador, do SAC Náutico de Salvador e da EMBASA.


Conta com o patrocínio da SOCICAM Náutica e Turismo, B1 Tintas, Dismarmogran Mármores e Granitos e da MI Marine Assistência autorizada Marine Express.


Especial apoio da Prefeitura de Maragojipe, do ICMBio, da Reserva Extrativista Marinha da Baía do Iguape e da Associação de Saveiros Vela de Içar da Bahia.


Apoio Institucional da Marinha do Brasil, da Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia, da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB), da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA) e da Associação Brasileira de Veleiros de Oceano (ABVO).


Importante apoio de mídia da Tribuna da Bahia, do Site Mar Bahia, da Revista Let´s Go Bahia, do Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM e da Bahia Marina.


Fotos e vídeos da edição de 54 anos da Regata Aratu- Maragojipe podem ser acessados no site www.aratumaragojipe.com.br

0 comentário

Comentarios


bottom of page