top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Campanha de conscientização visa preservar Parque Marinho da Barra no Carnaval

A partir desta quarta (19), que antecede o início oficial do Carnaval de Salvador, começa uma campanha de conscientização nos entornos do Parque Marinho da Barra, que delimita uma área de mais de 300 mil metros quadrados entre o Farol e o Forte de Santa Maria. Por último, na Av. Oceânica, a expectativa é que artistas puxadores de trios levem mensagens de educação ambiental aos foliões e informações de conscientização a respeito do parque. Veja vídeo aqui.

Foto: Fundo da Folia

A campanha, que se estenderá até a Quarta de Cinzas (26), consiste numa atuação que se dará em três segmentos: no mar, na faixa de areia e no circuito Barra-Ondina, entre os fortes Santa Maria e Santo Antônio (Farol). Ações - Nos limites do Parque Marinho, será instalada uma sinalização entre as 13h e  17h dos dias de festa, que visa conscientizar a comunidade náutica sobre a importância de não fundear suas embarcações dentro dos limites do parque. Neste sentido, a Marinha do Brasil, por meio da Capitania dos Portos da Bahia, apoia as ações de preservação no meio ambiente marinho. No pós-Carnaval, como acontece desde 2010, o projeto voluntário Fundo da Folia, formado por moradores da Barra, contribui com a remoção dos resíduos descartados ao longo do período carnavalesco pelos foliões e que têm como destino final o fundo do mar.

Na areia das praias, agentes ambientais irão promover a sensibilização, bem como a entrega de sacolas biodegradáveis para os banhistas e de sacolas plásticas para os ambulantes acondicionarem devidamente os resíduos produzidos. Além das ações de preservação, que envolvem regras para o fundeio de embarcações, a regulamentação da prática de mergulhos e a restrição da pesca no local, há também uma preocupação com o fomento de atividades ligadas ao turismo ecológico, pesquisas científicas e práticas de educação ambiental.

0 comentário
bottom of page