top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Curso ensina fundamentos para leitura dos ciclos do mar

No dia 27/07/2024, às 16h, a sede da Fundação Aleixo Belov recebe o Curso Alfabeto do Mar. A iniciativa é da Galeria Vivá e da Fundação Aleixo Belov, com o propósito de conectar pessoas com o mar, com maior intimidade e segurança, desmitificando uma cultura centenária e equivocada que propaga que o mar é traiçoeiro.


Segundo Bruno Machado, que ministra o curso, os interessados aprenderão a decifrar a leitura dos ciclos do mar, dos ventos e das fases lunares para se conectar profundamente com a natureza dentro da sua cidade, conquistando momentos curadores para a sua rotina. "Hoje, com ajuda da tecnologia, conseguimos ter a leitura micro, detalhada de todos os ciclos de força da corrente nas suas determinadas horas do ciclo, nos proporcionado essa rica informação que resulta em um relaxamento enquanto estamos no mar", conta. Confira alguns pontos que serão abordados:


Ciclos do Mar e da Lua

As fases lunares é a base para toda leitura de maré nos indicando qual o ciclo que entraremos com segurança, nos possibilitando um momento mais seguro, tranquilo e conectado com o mar.


Ventos e Sua Predominância

Neste curso, dominamos a predominância, os períodos e a intensidade dos ventos regionais, identificando áreas impactadas para escolher locais com ou sem sua influência, conforme nossa preferência.


A Ciência por trás do Mar

No alfabeto do mar aprendemos através da previsão geral nos planejar para aventuras mais estendidas dentro da mar, com a informações precisas, nos localizando de possíveis frente frias tornando nossos passeios e viagens mais previsíveis e seguros.


Previsão de Ondas

Dominamos também a previsão de ondas, focando no intervalo entre duas ondas consecutivas e identificando padrões regionais de ondulação. Isso nos permite aproveitar melhor as condições do mar, correntes e ventos, tendo uma diversão marítima mais estratégica.


Conexão com a Natureza

A experiência à beira-mar nos enriquece, conectando-nos à sabedoria da natureza e incentivando a introspecção. Ao integrar-nos aos ciclos naturais, fortalecemos nossa relação com o ambiente e conosco, aprendendo a viver em harmonia e plenitude, inspirando-nos a uma vida de maior e conexão.




Comments


bottom of page