top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Dia Mundial da Limpeza promove ações nas praias de Salvador

Neste sábado (18) acontece em algumas praias de Salvador as ações do Dia Mundial da Limpeza (World Cleanup Day), programa global destinado a combater o problema de resíduos sólidos, incluindo os detritos marinhos, e que visa a contribuir para as ações de conscientização ambiental previstas no Plano Nacional de Combate ao Lixo no Mar.


A Marinha do Brasil disponibilizará cerca de 70 militares do Comando do 2º Distrito Naval em pontos de coleta nas praias de São Tomé de Paripe, Itapuã e no Porto da Barra. Em Paripe, a ação será realizada em conjunto com a Organização Não Governamental (ONG) REDEMAR Brasil. Na Barra, os militares atuarão em duas frentes, uma aquática e outra terrestre. Na primeira, o grupo de mergulhadores voluntários do grupo Pesca Sub Lixo Zero soma esforços ao trabalho dos mergulhadores militares.


Duas embarcações da Marinha do Brasil serão empregadas para garantia da segurança dos mergulhadores durante o evento. Já no recolhimento de resíduos na areia, os militares receberão o reforço das crianças do Grupo de Escoteiros do Mar “João das Botas”. Em paralelo, haverá uma ação de limpeza de praias e coleta de lixo, que será realizada em parceria com a Enseada Indústria Naval, na localidade de São Roque do Paraguaçu, em Maragojipe.


Através de uma iniciativa do vereador André Fraga, a programação em Itapuã começa na Praça do Farol de Itapuã, às 07h30, com aula de alongamento, orientações gerais e formação de equipes. Na praia da Boa Viagem. o Parque Marinho da Cidade Baixa sediará mais uma edição da LimpAção Sub e a realização do 1º Revezamento Triplo da Arena Tic Tac Paredão (projeto que atua na mesma região, para formação social e esportiva de crianças, adultos e adolescentes, através de atividades aquáticas como natação e hidroginástica).No Subúrbio, a ação de limpeza começa a partir das 8h, tendo como ponto de encontro o fim de linha de Tubarão.


As pessoas interessadas em participar da ação podem se inscrever através do link: http://bit.ly/DiaMundialdeLimpezadePraia


Dia Mundial da Limpeza


O Dia Mundial da Limpeza é um dos maiores movimentos atuais na área ambiental, que congrega mais de 100 países em todo o mundo por um planeta mais limpo. A Marinha do Brasil, responsável pela proteção da Amazônia Azul, participará do Dia Mundial da Limpeza, empregando seus navios, embarcações e pessoal em diversos pontos do país, com o objetivo de contribuir para a preservação dos mares, rios e lagos, bem como para a conscientização da sociedade quanto aos impactos do lixo marinho no meio ambiente.


0 comentário
bottom of page