top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Farol da Barra recebe prêmio internacional

O Farol Santo Antônio, mais conhecido como Farol da Barra, recebe, na próxima segunda-feira (5), às 17h, o Prêmio Farol Patrimônio do Ano (IALA Heritage Lighthouse of the Year-2020). Trata-se de um reconhecimento internacional ao trabalho desenvolvido nas áreas de conservação, acesso ao público e educação, que destaca os faróis mais preciosos do mundo.

Foto: Tunisio Alves Filho

O evento conta com o apoio do Governo do Estado da Bahia e ocorre no contexto das comemorações do “11 de junho - Dia da Marinha”. Farol mais antigo em operação na costa brasileira, o Farol Santo Antônio foi escolhido o “IALA Heritage Lighthouse of the Year”, em 2020. No entanto, em virtude da pandemia da Covid-19, o troféu ficou sob a guarda do Museu Náutico da Bahia e agora será entregue pessoalmente pelo Secretário-Geral da IALA, Francis Zachariae.


O Farol da Barra, operado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste, Organização Militar subordinada ao Comando do 2º Distrito Naval, foi escolhido dentre 16 propostas de faróis de todo o mundo com características históricas e culturais significativas, que atendem aos requisitos estabelecidos. Além de contribuir para a segurança da navegação, o farol possui elevado potencial para disseminar a importância dos auxílios à navegação e a mentalidade marítima.


Sobre a IALA

A International Association of Marine Aids to Navigation and Lighthouse Authorities (IALA) é uma associação técnica internacional sem fins lucrativos, fundada em 1957, com sede em Saint Germain en Laye, França. Com o objetivo de fomentar a mentalidade marítima no mundo, a IALA mantém em sua estrutura de comitês técnicos o “Heritage Forum”, grupo de trabalho do qual o Brasil tem participado e cuja missão é orientar o incentivo de práticas de preservação do Patrimônio Histórico e Cultural dos Auxílios à Navegação Marítima.


0 comentário

Comentários


bottom of page