top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Fundação Aleixo Belov promove oficina e cursos gratuitos para a comunidade

Uma série de atividades gratuitas, como oficina de escrita criativa e storytelling e cursos de informática, reforço escolar e de xadrez, é oferecida pela Fundação Aleixo Belov para adolescentes e adultos de baixa renda de Salvador. Para participar, basta se inscrever pelo e-mail educativo@fundacaoaleixobelov.org.br ou entrar em contato pelo WhatsApp: 71 98455-5871.

Foto: Site Mar Bahia

Nos dias 11, 12 e 13 deste mês, por exemplo, a professora, cantora e publicitária Larissa Reis irá ministrar a oficina de escrita criativa e storytelling, além de fazer um pocket show para os alunos. Ao todo, são oferecidas 30 vagas para essa atividade. A cada dia, um tema diferente será ministrado, com três horas de duração.


No primeiro dia (11/8), o foco será em storytelling, com destaque para as jornadas do “Herói” e coletivas, comunicação digital, personas, apresentações e roteiros e linguagens e prática. No segundo, os alunos aprenderão sobre escrita criativa, com foco em desbloqueio, fanzine, figuras de linguagem, poesia e composição musical, polissemia e outras técnicas de criatividade. No último dia, será a vez de uma experiência intimista, com voz e violão.


Larissa destaca a importância da iniciativa promovida pela Fundação Aleixo Belov, instituição sem fins lucrativos localizada no Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador, que estimula a educação e a cultura. “O mar é travessia, mergulho e história. O lugar que inspirou Aleixo Belov em sua jornada é também fonte de inspiração para a escrita. E nunca recorremos tanto às narrativas literárias e artísticas que têm o texto como leme para nos levar a algum respiro”, afirma.


Ela, que é professora do curso de Comunicação Social/ Publicidade e Propaganda da Universidade Católica do Salvador, ainda destaca que a proposta da oficina de escrita criativa e de storytelling “é despertar na gente o potencial para transmitir nossas emoções, sensações, pontos de vista pela poesia, pelo texto mais livre, criativo e sensível, chegando às técnicas de roteirização e apresentação dos nossos sonhos e projetos. Vamos trocar experiências pela forma mais antiga, divertida e inesquecível de compartilhar conhecimento: pelas histórias”.


Cursos e clube de xadrez


Os cursos de informática básica da fundação, elaborados em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi), dispõem de vagas para adolescentes e adultos. As aulas acontecem duas vezes por semana (às terças e quintas, no turno da tarde), com duração de aproximadamente 2 meses. Ao final, os alunos ganham um certificado de conclusão.


Para mais informações sobre as vagas disponíveis e próximas turmas, os interessados devem enviar e-mail educativo@fundacaoaleixobelov.org.br. O mesmo acontece para os candidatos ao clube de xadrez – que tem encontros semanais, divididos em duas turmas de 12 alunos (às quintas, das 15h às 17h, aos sábados, das 10h às 12h) – e ao reforço escolar.


“A Fundação Aleixo Belov tem como objetivo ser um centro que oferece à população uma variedade de atividades culturais e educativas, enriquecendo e colaborando com a formação de adolescentes e adultos”, destaca Etiennette Bosetto, responsável pelas atividades educacionais na entidade.




0 comentário
bottom of page