top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Marinha realiza Operação “Choque de Ordem IV” e intensifica fiscalização no litoral baiano

A Marinha do Brasil (MB) realiza, no litoral e no interior dos Estados da Bahia e de Sergipe, no período de 17 a 27 de agosto, a Operação “Choque de Ordem IV”, tendo como foco principal a fiscalização das embarcações que realizam o transporte de passageiros e esporte/recreio.


Durante o período, será intensificada a fiscalização do tráfego aquaviário por meio da realização de abordagens a embarcações, visando a segurança do tráfego aquaviário, a salvaguarda da vida humana e o combate aos delitos transfronteiriços e ambientais. As equipes fiscalizarão, também, as embarcações que operam nos terminais de passageiros instalados no interior da Baía de Todos os Santos.


A operação, coordenada pelo Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN), conta com a participação de militares, navios, embarcações e motoaquáticas de diversas Organização Militares da Marinha, entre elas, Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), Capitania dos Portos de Sergipe, Grupamento de Patrulha Naval do Leste, Grupamento de Fuzileiros Navais de Salvador, Capitania Fluvial de Juazeiro, Delegacia da Capitania dos Portos em Ilhéus, Delegacia da Capitania dos Portos em Porto Seguro e Agência Fluvial de Bom Jesus da Lapa.


Ações Interagências


Também ocorrerão ações conjuntas entre a MB, a Companhia Independente de Polícia e Proteção Ambiental (COPPA-BA) e o ICMBio, visando combater delitos ambientais em diversas localidades no interior da Baía de Todos-os-Santos.


Campanha Travessia Segura em Salvador


Visando, ainda, incrementar a “cultura de segurança” de condutores de embarcações e passageiros, a Marinha do Brasil implementou a Campanha “Travessia Segura”, que tem foco especial nas embarcações de transporte de passageiros e turismo náutico, e destina-se a conscientizar as tripulações e usuários dessa atividade para a importância do cumprimento das regras de segurança da navegação.


Atualmente, na jurisdição da Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), há cerca de 22.993 mil embarcações inscritas, sendo 2.139 empregadas no transporte de passageiros. Em 2023, durante as duas edições da campanha já realizadas em Salvador, a CPBA inspecionou 956 embarcações de transporte de passageiros e notificou 46 por descumprimento às Normas da Autoridade Marítima.


Regata Aratu-Maragojipe

Por ocasião das ações, a CPBA apoiará, no dia 26 de agosto, a 54ª edição da Regata Aratu-Maragojipe, evento náutico que percorrerá cerca de 60 km entre a Baía de Todos-os-Santos e o Rio Paraguaçu. O Aviso de Patrulha “Dourado”, do Grupamento de Patrulha Naval do Leste, também apoiará a regata.


0 comentário

Comments


bottom of page