A 16ª edição da Primavera dos Museus será celebrada no Museu do Mar Aleixo Belov com uma programação pra lá de especial e meia entrada (no valor de R$ 10) para todos os visitantes. A abertura acontecerá já nesta terça-feira, 20, a partir das 10h, com a exposição “Conchas Marinhas da Bahia”, acervo particular composto por diversos colecionadores do Brasil. A mostra traz uma variedade de espécies e contextos culturais das conchas encontradas na orla baiana.
Paralelo à exposição, os frequentadores poderão participar, das 14h às 16h, da palestra do pesquisador de morfologia de dunas costeiras urbanas de Salvador, Emanuel Henrique, sobre “Manguezais, sua importância histórica e natural”, mostrando como esses ecossistemas são relevantes para a subsistência de diversas populações ribeirinhas e pesqueiras. Já no dia seguinte (21/09), também das 14h às 16h, acontecerá a palestra “A história dos saveiros no Nordeste”, que será ministrada pelo velejador e arquiteto naval Fernando Peixoto, membro da Associação Viva Saveiro.
Na quinta, 22, das 14h às 16h, ocorrerá a palestra “Da caça às baleias ao turismo de observação”, com Matheus Serra, supervisor do projeto Baleias Soteropolitanas. Ele contará como a costa brasileira, por mais de 200 anos, foi campo de abate desses animais e agora é referência na pesquisa e turismo de observação. Na sexta, 23, no mesmo horário, os visitantes poderão acompanhar a palestra sobre “Centro histórico e sua história pós-independência do Brasil”, com o historiador e paleógrafo Sávio Roz.
Já no final de semana, as atividades acontecerão das 15h às 17h. A primeira, no sábado, 24, será dedicada à contação de histórias sobre o livro infantil “Velas cheias de sonhos”, escrita por Bito Teles e ilustrada por Bua Bruno, sobre a vida do navegador Aleixo Belov. A atividade será conduzida pela mediadora cultural Risa Barbosa. Já no domingo, 25, o público poderá participar da ação educativa e lúdica com o tema curiosidades dos animais marinhos e conservação dos mares, com quiz desenvolvida pela equipe do museu para o público infantil.
Comentários