top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Museu do Mar promove palestra com a ultramaratonista Alessandra Melo

“Quando o inacreditável acontece: mãe, engenheira e ultramaratonista de águas abertas”. Este será o tema da palestra ministrada pela atleta Alessandra Melo, 49 anos, na tarde deste sábado, 9, no Museu do Mar Aleixo Belov, que fica no Largo do Santo Antônio Além do Carmo, no Centro Histórico de Salvador. O bate-papo presencial, em alusão ao Dia da Mulher, ocorrerá às 15h, no auditório do espaço cultural e educacional.

Leca, como é conhecida Alessandra, foi a primeira mulher a completar a travessia Salvador-Morro de São Paulo a nado. A façanha, alcançada após percorrer cerca de 60 km em menos de 24 horas, foi realizada em 18 de janeiro deste ano, quando ela partiu do Porto da Barra, na capital baiana, às 9h, até a cidade de Cairu, às 8h30.

“Durante a palestra, irei contar a minha história como nadadora, como surgiu o sonho de nadar os 60 km que separam Salvador de Morro de São Paulo e os detalhes da travessia, como o planejamento, a disciplina, a determinação, a resiliência, a superação e o protagonismo. Esses substantivos estão sempre presentes na rotina diária de qualquer mulher contemporânea, que, muitas vezes, precisa cuidar de si, dos filhos, do companheiro, ser boa profissional, ser filha, irmã e amiga. O esporte, qualquer que seja ele, traz a saúde mental para poder lidar com essa rotina multitarefas da mulher”, antecipa.

Longas maratonas aquáticas já fazem parte da vida de Leca, que já tinha se tornado a primeira mulher a fazer o percurso entres os três faróis de Salvador, localizados em Itapuã, Barra e Monte Serrat, e também a travessia Madre de Deus - Porto da Barra, além do trajeto Porto da Barra-Paripe-Porto da Barra.

A palestra da nadadora também poderá ser acompanhada pelo canal de YouTube da Fundação Aleixo Belov, no link https://www.youtube.com/@fundacaoaleixobelov/featured.

0 comentário

Comments


bottom of page