top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Percurso da tradicional Regata Aratu-Maragojipe sofre proibição do ICMBIO

A poucos dias para a realização da Regata Aratu-Maragojipe, que larga neste sábado (5), uma notícia pegou a comunidade náutica de surpresa. O percurso histórico do evento, no trecho do Rio Paraguaçu até Maragojipe. foi proibido pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) de ser realizado pelos participantes da regata. A informação foi comunicada oficialmente pelo Aratu Iate Clube, organizador da competição, que esclareceu a incompreensível situação:

Foto: Mauricio Cunha

"Em um ano extremamente complicado com a pandemia do Covid 19 e todos os reflexos na economia do nosso país, o Aratu Iate Clube vem dedicando todos os esforços para realização da 51ª Regata Aratu-Maragojipe. Dentre as inúmeras dificuldades encontradas, destacamos a necessidade de adiamento da data inicial e a falta quase que total de patrocínio. Porém, com o apoio de toda a comunidade Náutica e assistência incondicional da FVOBA, FENEB e Capitania dos Portos, conseguimos achar uma saída, remarcar o evento para 05 de Dezembro, como é de conhecimento de todos.


Para nossa surpresa, após todos os entendimentos com os órgãos competentes, recebemos agora, um oficio enviado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) – Reserva Extrativista Marinha da Baía de Iguape, informando da IMPOSSIBILIDADE de realização da Regata com a passagem pelo trecho sob jurisdição do órgão, que é subordinado ao Ministério do Meio Ambiente.


(...) Diante do exposto, temos a difícil missão de informar aos senhores, que a tradicional Regata Aratu-Maragojipe, que ocorre ininterruptamente há 50 anos, não poderá chegar na localidade de Maragojipe como nos anos anteriores.


Assim sendo, à Diretoria do Aratu Iate Clube, após entendimentos com a FVOBA, FENEB e a Capitania dos Portos do Estado da Bahia, a quem manifestamos nosso fraternal agradecimento pelo apoio, de forma a minimizar os impactos e prejuízos que um cancelamento traria, já que toda a logística e itens do evento já estão prontos, vem a público informar que teremos o nosso percurso encurtado e a chegada ocorrerá nas proximidades da localidade de São Roque do Paraguaçu , portanto fora da jurisdição do ICMBio.


A Organização Técnica do evento irá especificar nas instruções de Regata maiores detalhes e buscará o melhor local, próximo à linha de chegada, para a tradicional confraternização dos velejadores e premiação que ocorrerá conforme especificado no Aviso de Regata. Por entender que a Regata Aratu-Maragojipe extrapola as fronteiras do AIC e pode ser considerada como um patrimônio da Vela Baiana, pedimos a todos os amigos velejadores que compreendam a motivação dessa mudança e prestigiem o evento nesse diferente formato".


A regata, considerada um dos maiores eventos náuticos da América Latina, conta com mais de 80 inscritos até o momento. As inscrições seguem abertas até esta quinta (3) no site oficial www.aratumaragojipe.com.br , aonde também podem ser conferidos todos os detalhes da programação.



0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page