• Mar Bahia

Petróleo vazado na costa inspira criação de artista baiano

Produzida a partir do óleo vazado em uma das maiores tragédias ambientais da história do nordeste brasileiro, o artista baiano Vinicius S.A rememora o fato através da obra "Petróleo 19", formado por pipetas de vidro preenchidas com petróleo cru que, ordenadas, são apresentadas em forma de código de barras. Segundo Vinicius, a obra surge a partir do desejo de encapsular matérias, uma espécie de arqueologia do presente e vem sendo desenvolvida desde os meus primeiros experimentos em artes visuais."

Foto: Divulgação

"Todo o processo de construção da obra foi atravessado pela dor de lembrar que foram centenas de toneladas deste óleo denso, espesso, de difícil manuseio e que até hoje não sabemos quem foram os responsáveis nem as consequências reais do impacto causado ao meio ambiente pelo desastre. Foi um desafio lidar com as questões físicas, odores e textura do petróleo. Demorou um tempo até que eu desenvolvesse estratégias de modelagem da matéria", declara o artista.

Foto: Divulgação

"Gosto de me comunicar de forma direta com o público. A forma de código de barras é um artifício simbólico que utilizo nesta série para levar o espectador a refletir sobre questões conceituais e materiais ligadas à matéria contida na obra poético-política, neste caso, o petróleo vazado naquele triste episódio da história recente do nosso País", finaliza Vinicius.

0 comentário