top of page
Foto do escritorMar Bahia

Praias de Salvador iniciam fase de reabertura

Atualizado: 21 de set. de 2020

A Prefeitura de Salvador liberou, entre terça e sexta-feira, o uso das praias de São Tomé de Paripe, Tubarão, Ribeira, Amaralina e Itapuã. Devem permanecer fechadas as do Porto da Barra, Buracão e Paciência (essas duas últimas no Rio Vermelho). As demais poderão ser utilizadas de segunda a sexta. Em dias de feriado, nenhuma poderá abrir. O anúncio foi feito hoje (18) pelo prefeito ACM Neto.

"Não estamos permitindo o funcionamento das praias no final de semana e nem feriados para evitar aglomerações. No caso do Porto da Barra, do Buracão e da Paciência, elas não vão reabrir porque possuem uma faixa de areia muito estreia, e costumam ter um fluxo grande de pessoas mesmo durante os dias de semana. É uma questão de segurança. No caso das praias do Subúrbio, Ribeira, Amaralina e Itapuã, elas também costumam reunir muita gente às segundas e por isso não estarão abertas nesse dia", explicou ACM Neto.

A reabertura já começa a partir da semana que vem. A Guarda Civil Municipal (GCM) vai fiscalizar o cumprimento do protocolo. O horário de uso das praias será livre, mas com proibição do comércio de ambulantes na areia, inclusive alimentos e bebidas. Não haverá limite de pessoas, mas o distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deverá ser respeitado, bem como o uso de máscara (com exceção de quando as pessoas estiverem na água). 

Atividades esportivas serão liberadas, individuais ou em duplas, com proibição daquelas que gerem contato físico entre os praticantes e os coletivos, a exemplo do tradicional "baba". Não serão permitidas atividades que gerem aglomerações, tais como piqueniques, luaus e outros eventos. Também será proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. 


Confira as regras de reabertura das praias de Salvador:  - O distanciamento mínimo de 1,5m entre os frequentadores deve ser observado durante todo o período de permanência nas praias; - O uso de máscara é obrigatório para acesso e durante toda a permanência nas praias, inclusive durante a realização de atividades físicas, com exceção feita às atividades aquáticas, momento em que o distanciamento mínimo recomendado entre as pessoas deve ser de 2m; - Além da permanência na faixa de areia e no mar, são permitidas atividades esportivas individuais ou em duplas, desde que os participantes usem máscaras durante todo o período; - Fica vedada a prática de qualquer modalidade esportiva que envolva mais de quatro participantes, a exemplo de futebol, e de atividades que gerem contato físico; - Recomenda-se que para a realização de atividades com uso de bolas e equipamentos lançados, os praticantes devem higienizar as mãos antes do início da atividade e limpar adequadamente os objetos utilizados antes do início e durante os intervalos; - Não são permitidas atividades que gerem aglomerações como piqueniques, luaus, eventos, etc.; - Fica proibido qualquer forma de comércio ambulante nas praias, inclusive de alimentos e bebidas; - Fica proibido o uso de cadeiras, ombrelones, guarda-sóis, sombreiros, caixas térmicas, instrumentos musicais e equipamentos sonoros. 


Comments


bottom of page