Nesta terça (2) partiu de Salvador a sétima edição do Rally dos Mares, com número recorde de 170 inscritos. A prova reúne esportistas de vários estados brasileiros, além de dois estrangeiros. A novidade este ano é a presença feminina, com três representantes na equipe de São Paulo.
Durante cinco dias, os participantes navegam até Ilhéus, num percurso total de 400 km. Em Morro de São Paulo, eles permanecem até a manhã desta quinta-feira (4), quando seguem para Barra Grande. Está programada ainda uma parada para pernoite em Itacaré. Entre os estrangeiros, participa pela primeira vez um norte-americano, além de um francês que já havia competido na última edição.
No evento de abertura, realizado na noite de segunda-feira (1º), no Wish Hotel da Bahia, o presidente da Associação Brasileira Rally dos Mares de Jet Ski – Abramjet, Fernando Mendonça, explicou que esta prova encaixa-se na categoria de Resistência (as outras são Regularidade e Velocidade). “Nesta modalidade, todo mundo faz a largada junto e chega junto, a ideia aqui é a segurança”, afirmou.
Há, no entanto, a disputa opcional pelo Cinturão de Rei dos Mares, para o jet ski mais rápido. O tempo diário de navegação do Rally dos Mares vai de aproximadamente 9 horas até 14 horas. A partir deste horário os participantes têm o período livre, hospedando-se em um hotel dos pontos de pernoite.
Em sua fala na abertura da prova, o secretário estadual do Turismo, Fausto Franco, disse que o rally é um grande incentivo ao segmento, trazendo participantes do Brasil e do mundo para destinos da Bahia. Ele citou também os investimentos em infraestrutura náutica do Prodetur Nacional Bahia, realizados pelo Governo do Estado. “Estamos construindo marinas, atracadouros e terminais que vão dar um grande impulso às atividades náuticas e ao turismo na Baía de Todos-os-Santos”, afirmou. Segundo a organização, todas as medidas de segurança protocolares contra o coronavírus estão sendo tomadas ao longo da prova e, sobretudo, nos hotéis.
Comments