Para alavancar o número de visitantes na capital baiana e, consequentemente, a economia da cidade, a Prefeitura lançou nesta quarta-feira (19), pelo segundo ano, o Calendário de Turismo Esportivo de Salvador. A programação, que vai de julho deste ano até abril de 2025, conta com pelo menos 16 eventos esportivos de grande porte para atrair atletas amadores e profissionais de modalidades como natação, corrida, ciclismo, triatlo, canoagem e outras.

O calendário foi apresentado pelo prefeito Bruno Reis e por Isaac Edington, presidente da Empresa Salvador Turismo (Saltur), em coletiva de imprensa no UCI Orient, no Shopping da Bahia. A ideia é oferecer mais atrativos aos turistas, que já vêm a Salvador pelas belezas naturais, pela efervescência cultural e suas grandes festas populares, além da religiosidade, gastronomia e patrimônio histórico, pelos quais a capital baiana é mundialmente famosa.
Bruno Reis afirmou que, ao divulgar o calendário antecipadamente, fica mais fácil para que os atletas do Brasil e de fora do país possam se organizar para vir. “Nós temos aqui competições que são regionais, nacionais e até competições internacionais, que nós atraímos aqui para Salvador para fazer parte desse calendário. Com isso, ganha o turismo da nossa cidade, porque traz milhares de visitantes. Todo atleta vem com sua família, sua equipe, seu staff e acaba com isso consumindo os nossos serviços”, disse.
O prefeito disse que a gestão trabalha para criar eventos que movimentem a cidade o ano inteiro, principalmente o período de baixa estação. “Para que a gente possa ter 52 semanas sempre movimentadas, seja por eventos esportivos, eventos de negócios no Centro de Convenções, turismo religioso, turismo de sol e praia, seja por grandes eventos que a cidade já realiza e que já fazem parte do nosso calendário anual”, afirmou.
Presidente da Saltur, Isaac Edington disse que Salvador começou a apostar no Calendário de Turismo Esportivo em 2023, sendo a experiência um sucesso. A expectativa para este ano é atrair de 30 a 40 mil turistas para participarem dos eventos. Além disso, outros eventos devem ser incorporados.
“Estamos nos posicionando não só como a cidade da música, do Carnaval, do verão, das festas populares, mas também como um destino importante para o turismo esportivo. É um setor que movimenta bilhões de reais no mundo inteiro e nós estamos muito empenhados em promover Salvador neste mercado”, afirmou Isaac Edington.
Segundo ele, o potencial natural para isso Salvador já tem graças à sua bela orla, à Baía de Todos-os-Santos, às suas praias e outras belezas naturais para quem gosta de praticar esporte ao ar livre. “Há um movimento muito forte no mundo inteiro de que cada vez mais pessoas estão se deslocando de suas cidades para participarem de competições de rua. Por isso, nós temos hoje o nosso triatlo, a nossa maratona e estamos investindo em outras modalidades, como a natação de águas abertas”, afirmou.
A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) aponta que 363,6 mil turistas brasileiros viajam tendo como principal motivação praticar ou assistir a esportes. Já o Perfil de Demanda Turística Internacional, estudo realizado pelo Ministério do Turismo, aponta que 2,4% dos turistas estrangeiros que vieram ao país por lazer tiveram motivações relacionadas ao esporte.
A Organização Mundial do Turismo (OMT) indica que o setor atingirá em 2024 níveis de atividade do pré-pandemia. A alta é impulsionada por uma série de fatores, entre eles, a realização de eventos esportivos, conforme levantamento da Collinson, que administra cerca de 1,5 mil salas VIP em mais de 650 aeroportos no mundo. A empresa, que é dona da Priority Pass e do Lounge Key, estima que até 2030 o turismo esportivo global deve movimentar 1,8 trilhão de dólares.
Confira os destaques náuticos do Calendário de Turismo Esportivo:
Desafio Faróis – 19 de outubro de 2024
Novo evento dentro do calendário oficial da cidade, a competição promete atrair participantes de diversas regiões do Brasil e da América do Sul. Espera-se a inscrição de 400 atletas e um total de 1 mil pessoas, incluindo amigos e familiares dos competidores, que estarão presentes para prestigiar essa grande festa esportiva. A prova contará com cinco modalidades desafiadoras: canoa havaiana, surfski, paddleboard, caiaque oceânico e stand up paddle. Os atletas irão competir em uma das mais belas praias do Brasil, a orla de Salvador, que oferece uma combinação única de segurança e beleza, graças à sua geografia privilegiada. Com a largada da prova na icônica Praia de Itapuã, os competidores percorrerão um trajeto deslumbrante até a chegada na Praia do Porto da Barra.
Tri On Salvador – 1° de dezembro
O evento vai reunir, nesta 2° edição, cerca de 500 atletas de todo o Brasil. No último ano, a competição aconteceu com largada do Distrito Naval, no Comércio, e percurso na Baía de Todos os Santos, contando com três provas distintas: Super Sprint – 250 m a 500 m nadando, 6,5 km a 13 km no ciclismo e 1,5 km a 2 km de corrida; Sprint - 750 m nadando, 20 km no ciclismo e 5 km de corrida; e Standard – 1,5 km nadando, 40 km no ciclismo e 10 km de corrida. Para esse ano a organização do Tri On está fechando os últimos detalhes sobre a prova.
Travessia Itaparica-Salvador - 21 a 22 de dezembro
A Travessia Itaparica-Salvador é a prova oficial do campeonato baiano de águas abertas e integra o calendário esportivo da Prefeitura de Salvador, sendo um dos mais importantes desafios do país. Acontece em dezembro após onze etapas seletivas do concorrido campeonato baiano, onde apenas 200, dos quase mil atletas, estarão aptos a participar. Com largada na Praia de Gameleira em Itaparica e chegada no Porto da Barra, os atletas irão percorrer 12 km entre a ilha e o continente num desafio que, literalmente, para o tráfego de embarcações na segunda maior baía do mundo.
Copa Bahia Internacional de Águas Abertas – Praia de Inema – 5 a 8 de dezembro
A Competição é uma promoção da CBDA - Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos - em conjunto com a FBDA - Federação Baiana de Desportos Aquáticos - e vai reunir os maiores nomes do esporte do Brasil e convidados de mais de 10 países. Com provas de 2,5km, 5km, 7,5km e 10km nos dias 5 a 8 de dezembro, a expectativa é ter mais de 1 mil atletas competindo. Na ocasião, serão disputadas também as finais do campeonato brasileiro, além da prova por seleções nacionais.
OceanMan: 29 e 30 de março de 2025
Destinada a nadadores amadores, a Ocean foi criada na Espanha e carrega atletas vindos de 16 diferentes países, e aqui terá como palco a Baía de Todos os Santos. Salvador é a única cidade brasileira a receber a competição. Assim, se junta às cidades de Lima (Peru), Phuket (Tailândia), Dubai (Emirados Árabes), Ayia Napa (Chipre), Galápagos (Equador), Baía de Soma (Egito), Yucután (México), Ibiza (Espanha), Palermo (Itália), Madeira (Portugal), San Andrés (Colômbia) e Rendang (Malásia).
47ª Regata da Primavera - 12 de outubro
Rally Náutico Salvador-Recife 2024 - 11 de setembro Saiba mais aqui Inscrições abertas em: https://www.aratuiateclube.com.br/rallyssarecife
Comments