• Mar Bahia

Salvador perde o posto e Martinica é o novo porto de chegada da Transat Jacques Vabre

Agora é oficial! A organização da regata internacional Transat Jacques Vabre acaba de anunciar o novo porto de chegada do evento: Fort-de-France, na Martinica. A regata parte de Le Havre, na França, no dia 7 de novembro de 2021, reunindo veleiros de altíssima performance da vela mundial.

Foto: Transat Jacques Vabre

De acordo com Flávio Perez, que durante anos assessorou o evento no Brasil, apesar de tratativas com cidades como Ilhabela (SP), Salvador (BA) e Recife (PE), os donos do evento resolveram mudar de ares. "A organização escolheu percursos diferentes para as classes inscritas: Ultime, Multi50, IMOCA e Class40. O Multi50s e o IMOCA farão uma rota comum em direção ao arquipélago brasileiro de Fernando de Noronha, como uma homenagem ao destino histórico da prova. O loop total será de 5.800 milhas", confirma Flávio.

Já o diretor da prova, Francis Le Goff, declarou que a situação de saúde e o nível de engajamento dos portos no Brasil não estavam de acordo com o objetivo da competição. A nova edição deve ser disputada em 14 dias, com a expectativa de cerca de 70 barcos participantes.


Bye bye, Bahia

Salvador passou a ser o destino de chegada da regata Jacques Vabre em 2001 e assim continuou, nas edições de 2003, 2005 e 2007. Em 2009, Puerto Limon, na Costa Rica, tornou-se o novo porto de chegada. A regata voltou para o Brasil em 2013, desta vez para a cidade de Itajaí, em Santa Catarina. O retorno a Salvador aconteceu na edição de 2017 e 2019 pela sexta vez - e última vez. Uma grande perda para a cidade e para os amantes da Vela, que mais uma vez, vê a capital perder um grande evento internacional.

0 comentário

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.