top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Salvador sediará circuito global de águas abertas

Mais uma competição passa a integrar o calendário de eventos esportivos de Salvador. A Prefeitura vai apoiar a realização do Oceanman Brazil, circuito global de águas abertas para nadadores amadores. Os detalhes foram divulgados nesta quinta-feira (9), na Arena Aquática, na Pituba, com as presenças do prefeito Bruno Reis, do secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Junior Magalhães, e representantes da empresa organizadora. O evento terá o apoio da Federação Baiana de Desportos Aquáticos (FBDA) e acontece entre os dias 1º e 2 de abril, com saídas a partir do Porto da Barra.

Foto: Divulgação

O prefeito lembrou, durante discurso, que o Oceanman vai coincidir com a semana do aniversário de Salvador. "Desenvolvemos uma estratégia para captação de eventos e novos produtos que possam ajudar a cidade, inclusive no segmento do esporte, que é uma ferramenta de inclusão que possibilita aos jovens uma profissão para o futuro. Um evento como esse projeta a cidade no Brasil e no mundo, gerando renda e aquecendo toda a economia local. A Salvador que estamos construindo reuniu condições de receber o Oceanman".


Estreia – A etapa Oceanman na capital baiana contemplará atletas amadores em diversas categorias, no trecho de mar que compreende do Porto da Barra até o Forte São Marcelo. “Estamos iniciando o ciclo de competições aquáticas deste ano. Este evento, que já aconteceu em 30 destinos internacionais, mostra que os esforços na implementação da política municipal de esporte são realizados da forma correta, através do investimento em estruturas, como é o caso da Arena Aquática Salvador, e na preparação de atletas de alto rendimento, consolidando assim a cidade com uma referência para sediar torneios e competições”, informou o titular da Sempre, Júnior Magalhães.


Funcionamento – A etapa de Salvador também servirá como classificatória para o campeonato mundial, que este ano ocorre na Tailândia. Os dez primeiros colocados de cada categoria estarão automaticamente classificados para o Mundial. O evento é dividido em duas baterias. O primeiro dia será para as categorias Ocean Kids, quando participam crianças de 7 a 11 anos, nadando distâncias de 300 metros a 600 metros; e a categoria "Sprints", com 2 km de prova, e o revezamento de 3x609, onde cada um dos três atletas nada 600 km.


No dia 2 de abril, segundo dia de provas, acontecem as competições principais. Primeiro o Half Oceanman, que são 5 km saindo do Porto da Barra até o MAM, retornando ao Porto. Em seguida, acontece a prova de 10 km, saindo do Porto da Barra, dá a volta no Forte São Marcelo e retorna ao local de partida. "O Oceanman tem o intuito de levar o atleta amador a nadar distâncias ainda não realizadas por eles, sempre pensando no compromisso com a assistência social", destacou Cansanção.


Até o momento, a etapa Salvador já conta com 200 inscritos de 12 países (Ucrânia, Equador, Panamá, Lituânia, Reino Unido, EUA, Espanha, Itália, dentre outros. A precisão dos organizadores é chegar a 500 inscritos. Todos os nadadores participarão do evento utilizando bóias de segurança e chips para cronometragem. Os interessados podem se inscrever através deste link.

0 comentário

Comments


bottom of page