top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Salvador vai sediar o 50º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist - Seletiva Nacional 2024

A capital baiana será sede do 50º Campeonato Norte/Nordeste de Optimist – Seletiva 2024. Daqui, sairão os nomes do time Brasil para as competições internacionais da temporada. O campeonato será sediado pelo Yacht Clube da Bahia (YCB), na Barra, entre os dias 30 de abril e 05 de maio (quarta a domingo). A Optimist é a classe de iniciação da Vela, com crianças de oito a 15 anos. Ao todo, 150 atletas irão competir. Desses, os melhores serão selecionados para representar o país nos campeonatos Mundial, Europeu, Norte Americano, Asiático e Africano da categoria.

O evento é promovido pelo Yacht Clube da Bahia em parceria com o Comitê Brasileiro de Clubes (CBC), Confederação Brasileira de Vela (CBVela) e a Associação Brasileira dos Velejadores da Classe Optimist (Opti BRA) e vai contar com a presença de autoridades do esporte, a exemplo do presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio de Sá Ribeiro.

"Ao longo de sua história, o Yacht se firmou como importante referência na realização de competições de Vela. O Clube é reconhecido pelo cuidado na organização e pela forma diferenciada com que recebe os velejadores e acompanhantes. Além disso, a Baía-de-Todos-os-Santos tem condições especiais para a realização de competições de alto nível. Estamos preparando uma bela festa do esporte e, sem dúvida, teremos aqui em nosso clube um grande evento”, destaca Ricardo Dantas, Comodoro do YCB.

Para Edival Júnior, técnico do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, a expectativa para essa fase classificatória é a de que mais atletas do Norte/Nordeste possam conquistar vagas no time Brasil e participar de eventos internacionais. Nesse sentido, ele diz que essa aproximação com a Bahia é importante para fortalecer as equipes. “O Yacht Clube da Bahia tem a Vela em seu DNA e a Bahia é um celeiro de grandes velejadores. O Clube sediar esse evento é importante para a nova geração de atletas da região Nordeste. Trata-se de um intercâmbio de grande relevância para elevar o nível técnico de nossas equipes”, avalia.

Serão premiados do 1º ao 10º Geral; do 1º ao 5º Estreante; do 1° ao 5° Melhores do Norte/Nordeste (apenas para os velejadores da região N/Ne), além do 1º ao 3º do Mirim, Infantil e Juvenil sendo masculino, feminino, veterano e estreante.


0 comentário

Kommentarer


bottom of page