top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Sinalização com bandeiras coloridas auxiliam Salvamar na orientação a banhistas

Com a chegada do verão - independentemente das condições climáticas -, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar) de Salvador utiliza recursos diversos para orientar e auxiliar na segurança de banhistas e demais frequentadores das praias da capital baiana.


Uma estratégia consolidada e bem sucedida é o uso de bandeiras de sinalização, nas cores amarela, roxa, verde e vermelha, com a intenção de informar os banhistas sobre os riscos que determinados trechos de praias apresentam aos frequentadores.


Foto: Bruno Concha

Na prática, de acordo com a recomendação da Sobrasa - Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático - para sinalização em praias, para situações de baixo risco utiliza-se a bandeira na cor verde, que também sinaliza locais tranquilos e seguros para banho. Já a amarela é para os casos de risco médio. Nas ocasiões onde há alto risco, a bandeira vermelha é acionada. A sinalização em roxo, por sua vez, cabe nos casos em que está envolvida a presença de animais marinhos na localidade demarcada.


Kailani Dantas, coordenador da Salvamar, reforça que o órgão faz um trabalho de prevenção durante o ano todo em Salvador, e que, com a chegada do verão, os cuidados são redobrados, visto que baianos e turistas lotam as praias da capital.

“As bandeiras de sinalização são grandes aliados do salvamento marítimo. É muito importante que as pessoas sempre façam contato visual com as sinalizações ao chegar a praia, de forma a buscar a orientação, pois cada bandeira está destinada a um determinado local, de acordo com cada necessidade, e desse modo conseguimos minimizar os riscos de afogamentos e ter um verão mais tranquilo”, explica Dantas.

0 comentário
bottom of page