top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Tradicional Regata Salvador-Mutá está de volta e abre inscrições

Após vários anos sem que os velejadores tivessem um evento oficial para a contra costa da Ilha de Itaparica (desde 2019), no próximo dia 27 de abril acontece a REGATA TOUR SALVADOR-MUTÁ 2024, voltada para Veleiros de Oceano, tendo como especial classe convidada os tradicionais Saveiros Vela de Içar.


Foto: André Luiz Sá Gomes

A largada acontece nas águas próximas a Ilha de Maré, em Salvador, rumo à aprazível localidade de Mutá, distrito da cidade de Jaguaripe/BA, em um percurso de 25 milhas náuticas (aproximadamente 45 quilômetros), passando por belas regiões como Ilha dos Frades, Reserva Ambiental da Ilha do Medo e Itaparica.


A expectativa é reunir dezenas de embarcações à vela e centenas de velejadores, procedentes de diversos clubes náuticos e marinas de Salvador e Simões Filho, bem como de outros estados.


O receptivo do evento se dará na sede do Hotel Fazenda Recanto, empreendimento turístico com mais de 45 anos de existência e excelente estrutura, com 02 mega-piscinas, lagoas, chalés, modernos apartamentos, espaço de eventos e até mesmo uma praia privativa.


A programação envolve o receptivo na orla de Mutá, com vans para transporte dos velejadores para o hotel, jantar, cerimônia de premiação com sorteio de brindes e festa de confraternização. Para aqueles que optarem em pernoitar no hotel, estão sendo ofertadas diárias com valores promocionais.


NOVO ATRACADOURO DE MUTÁ


Com esse novo equipamento náutico, uma das diversas obras estruturantes do Governo do Estado através da Secretaria de Turismo no âmbito do PRODETUR BAHIA na Baía de Todos-os-Santos, o embarque/desembarque ficou muito mais prático, rápido e seguro, incrementando ainda mais o Turismo Náutico para toda a região.


Dotado de píer fixo, passarela e píer flutuante, a utilização do atracadouro de Mutá pode ocorrer em qualquer maré. Todo entorno também foi requalificado, com pisos intertravados, nova rampa e iluminação em Led.

TURISMO NÁUTICO


A contra costa da Ilha de Itaparica reúne diversas características naturais para a prática de variados esportes náuticos, bem como agradáveis passeios de barco. Águas calmas e abrigadas, com ótima temperatura, ventos constantes, farta vegetação, rica fauna, extensos manguezais, cachoeiras, praias, enseadas e pequenas ilhas fazem desse cenário um convite irrecusável para o Turismo Náutico.


Além da localidade de Mutá, ainda destacamos outras a exemplo de Cações, Pirajuía, Matarandiba e Jiribatuba, comunidades circunvizinhas que igualmente reúnem atrativos para moradores e turistas.


RICA CULINÁRIA, ARTESANATO E MANIFESTAÇÕES CULTURAIS


Os frutos do mar, próprios da região, como o chumbinho, peguari e camarões, estes últimos criados no sistema de maricultura, são muito consumidos em moquecas e ensopados, e agradam o paladar de todas as idades.


De cultura muito rica, a região possui diversas manifestações culturais, como as “Sambadeiras de Mutá e Pirajuía”, grupo de mulheres de diversas idades, que dançam ao som do tradicional Samba de Roda. O artesanato é outro ponto forte de Mutá, tendo como matéria prima as conchas do mar.


PATROCINADORES E APOIADORES


A REGATA TOUR SALVADOR-MUTÁ 2024 conta com o patrocínio master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA), especial patrocínio da A1 Construções e Incorporações, através do belo empreendimento “Rancho Recanto das Águas”, em Mutá, e especial apoio da Fundação Aleixo Belov, Uranus 2 Comunicação e Hotel Fazenda Recanto.


Tem o apoio técnico da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA). Apoio institucional da Capitania dos Portos da Bahia, Prefeitura de Jaguaripe, PMBA e da Associação Náutica da Bahia (ANB). Apoio de mídia da Tribuna da Bahia, Site Mar Bahia e Programa A Bordo, da Rádio Metrópole FM.


Informações através do whatsapp (71) 9.9912-4126


0 comentário

Comments


bottom of page