• Mar Bahia

A Academia Baiana da Ostra

Atualizado: 1 de Fev de 2018

Opção econômica e de qualidade é uma das grandes pedidas na Cidade Baixa.



Se você pensa que o Mercado do Peixe (Água Brusca) é apenas um local para comprar peixes e mariscos, e que é difícil encontrar ostras frescas em Salvador, é hora de rever seus conceitos. O Mercado não abriga só dezenas de boxes com peixes, siris, lambretas, polvos e camarões, mas um que se destaca logo na entrada do espaço: o da Academia Baiana da Ostra (ABO).


O nome pode parecer inusitado, mas as iguarias do carro-chefe da casa dão a prova de que, se a sua paixão é comer ostras de boa qualidade a um preço justo (a partir de R$20,00 a dúzia), pode escolher seu banquinho e chamar por Ronald. É ele quem atende entre mesinhas espremidas e gente em pé, naquele clima simples de boteco que a gente gosta. Ronald é filho de Reginaldo, que teve a ideia de abrir o espaço em 2011, após trabalhar em alguns restaurantes que comercializam as ostras. Hoje, o lugar é concorrido entre os frequentadores, que lotam a ABO, especialmente no fim de semana, consumindo cerca de 200 dúzias, de acordo com a dupla.


As ostras veem de criatórios nas regiões de Iguape, Valença e Maragojipe e obedecem, segundo Ronald, a um padrão exigente de qualidade. “Não podem ser menores do que 7cm e só vendemos ostras frescas. As que não são vendidas são mantidas em um depurador na Ribeira, onde são conservadas em uma mistura de água doce e água do mar. Em todo este tempo, jamais tivemos uma reclamação sequer. Pelo contrário, fornecemos para grandes restaurantes e a clientela aqui nos pede até para variar o cardápio”, conta.



Por enquanto, além das ostras, os clientes podem se deliciar também com vieiras – e gratinadas (a partir de R$9,00 a unidade) – que são servidas dentro da concha do molusco, acompanhadas daquele limãozinho, azeite doce, molhos de pimenta e outras misturas da casa. E tem mais: quem compra uma lambretinha ou um camarãozinho no Mercado, pode pedir para cozinhar, que eles preparam por lá mesmo. Tudo na hora e "daquele jeito". Melhor que isso, só a Heineken gelada e a batida de gengibre, que ao fechar a conta, você chora e pede a Ronald para deixar por conta da casa. 😉



O Quê: Academia Baiana da Ostra Onde: Mercado do Peixe, em Água de Meninos. Calçada. Quanto: $ Contato: (71) 9717.5115


#ostras #academiabaianadaostra #mercadodopeixe #marbahia


Fotos: Mar Bahia


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.