Imbassaí e Diogo: um mergulho rápido em duas joias do Litoral Norte
- Mar Bahia

- 25 de set.
- 3 min de leitura
O tempo é escasso, as distâncias muitas, os destinos infinitos, mas não é por isso que a gente vai deixar de curtir o que está acessível - a poucos quilômetros ou milhas da nossa zona de conforto. E em uma janela de fim de semana, o Mar Bahia voltou ao Litoral Norte, em Imbassaí e Diogo, para aproveitar o mar, o rio e uma culinária para fazer qualquer um sair da dieta.
Pegando a estrada da Linha Verde, em pouco mais de duas horas, chegamos à Diogo e fomos recebidos por Dona Sandra, que comanda o Restaurante Caminho do Rio. O lugar é uma mistura de referências musicais, tecnológicas e da vida simples que os donos transformaram em um refúgio imperdível para quem visita Diogo.

Para abrir o apetite, a famosa "Farmácia de Dose Única", com cachaças e licores tradicionais e artesanais, preparados por Sandra para receber o público.
Para acompanhar, um bolinho de peixe feito na casa com caipirinha, seguidos de moqueca de aratu com camarão, a sobremesa (por conta da casa) de punheta com canela e mais um mix de diversos doces feitos por Dona Sandra pra fechar. Tudo com o carinho e as "carinhas" de legumes que Dona Sandra coloca em cada prato.
O restaurante "Caminho do Rio" existe desde 1995 e foi o primeiro de Diogo, que está a cerca de 70km de Salvador. Vale muito a pena conhecer. (Instagram: @caminhodorio.restaurante). Diogo tem ainda trilhas e a Praia de Santo Antônio, que nesta ida não dava tempo para aproveitar.

Com algumas gramas a mais, seguimos para Imbassaí, onde já estivemos algumas vezes (Veja aqui) e é sempre uma delícia voltar. Um tempinho para descansar e na manhã seguinte, aproveitar aquela água geladinha que só o rio pode proporcionar. Estivemos no "Braz", um restaurante que funciona em uma propriedade onde corre o Rio Imbassaí e o banho de águas cristalinas é liberado. De lá mesmo é possível atravessar uma ponte e curtir o mar, normalmente mais revolto e com ondas.

Mas o rio abraça toda a Imbassaí e é possível aproveitar também a parte onde as jangadas atravessam com os turistas em menos de cinco minutos na ponte. Quem preferir, pode ir a pé, seguindo um caminho de cerca de cinco minutos, que já conta com uma boa infraestrutura de barracas e serviços.

Aproveitamos o banho com poucas pessoas e andamos pela praia, que também é acessível por este lado, com grandes barracas na areia. De lá, seguimos para um dos meus maiores xodós em Imbassaí: o "Restaurante Sabores na Janela" (Instagram: @saboresnajanela_), comandado pela querida Sirleide. Comida gostosa, preço honesto, ambiente bacana e o carisma de Sirleide, que conquista a todos. Para comer, fomos de ensopado de badejo e camarão, acompanhado de pirão de aipim, que não tenho nem palavras para descrever.

Se você for a Imbassaí, não deixe de conhecer. O saldo da viagem vai ser bem positivo, mesmo com uns quilinhos mais (Risos). Em apenas dois dias, mergulhamos rapidamente em dois destinos que estão a menos de 100km de Salvador e dão aquela renovada no espírito. Se não dá para ir para mais longe, aproveite o que é possível. Há muitos paraísos por perto, onde nem imaginamos. Temos sorte. Moramos na Bahia ;)
Veja também:
Veja mais fotos aqui na Galeria

































Comentários