Verão: Marinha reforça segurança da navegação com a Operação Navegue Seguro
- Mar Bahia
- há 3 horas
- 3 min de leitura
A Marinha do Brasil inicia, na última quarta-feira (17), a Operação Navegue Seguro, com o tema “A Segurança da Navegação começa com você”. A iniciativa, de caráter educativo e fiscalizatório, tem como objetivo prevenir acidentes, proteger vidas e preservar o meio ambiente aquaviário.

A operação busca promover a conduta segura na navegação, o uso correto dos equipamentos obrigatórios a bordo e o respeito às normas de tráfego aquaviário, reduzindo ocorrências como encalhes, colisões, quedas ao mar e incêndios em embarcações. Prevista para ocorrer até 11 de março de 2026, a Operação contará com equipes da Marinha realizando fiscalizações em embarcações em todo o território nacional.
As ações visam combater os principais fatores que contribuem para acidentes náuticos, como a ausência de habilitação dos condutores, documentação vencida ou incompleta, falta de equipamentos obrigatórios de segurança (coletes salva-vidas, boias e extintores de incêndio), superlotação e condições inadequadas de navegabilidade. Além disso, a campanha intensificará a fiscalização quanto ao consumo de bebidas alcoólicas por condutores de embarcações, com a utilização de etilômetros para coibir essa prática.
A Marinha do Brasil reforça que a prevenção é a melhor forma de evitar acidentes e proteger vidas, incentivando o cumprimento das normas de segurança e a adoção de boas práticas na condução de embarcações. Com a Operação Navegue Seguro, a Marinha reafirma seu compromisso com a segurança da navegação e a conservação do meio ambiente, convidando toda a comunidade náutica a contribuir para um verão mais seguro e responsável. Afinal, como destaca o tema da operação, “A Segurança da Navegação começa com você”.
Todo o material informativo da campanha está disponível no seguinte endereço eletrônico: https://www.marinha.mil.br/dpc/operacao-navegue-seguro-4
OPERAÇÃO VERÃO NA BAHIA
Na Bahia, a Operação Navegue Seguro é conduzida pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) e por suas Organizações Militares subordinadas — as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro. As ações abrangem mais de mil quilômetros de litoral, rios e a Baía de Todos-os-Santos (BTS), a segunda maior baía navegável do mundo. Juntas, as três Organizações Militares somam cerca de 32 mil amadores inscritos e 27 mil embarcações cadastradas.
DADOS DA OPERAÇÃO 2024/2025
Na última edição da Operação, somente a CPBA realizou a 11.294 abordagens a embarcações, sendo que 1067 foram notificadas e 100 apreendidas por descumprimento das regras previstas na Lei de Segurança do Trafego Aquaviário (Lei no 9.537/97). As infrações mais observadas foram: falta de habilitação dos condutores; documentação da embarcação incompleta ou vencida; falta de material de salvatagem (coletes, boias, extintores de incêndio entre outros); e desrespeito ao limite de lotação da embarcação.
30ª Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança
Criada pela Capitania dos Portos da Bahia (CPBA), a Campanha Legal no Mar – Navegue com Segurança reúne ações educativas voltadas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causada por embarcações. Nesta 30ª edição, estão previstas ações presenciais em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, além da realização de palestras educativas sobre as Normas da Autoridade Marítima e a importância do seu fiel cumprimento para uma navegação segura.
A campanha também reforçará a divulgação e o uso do Aplicativo NAVSEG, ferramenta que contribui para o incremento da segurança da navegação e para a proteção da vida humana no mar. Para ampliar o alcance da iniciativa, a CPBA aposta na produção e veiculação de vídeos educativos nas redes sociais e na mídia televisiva.
O material apresenta recomendações, dicas e orientações aos navegadores, além de vídeos institucionais com a participação de artistas como Durval Lelys, André Lellis, Tatau e Buja (Timbalada), dos atores Leozito Rocha e Alan Miranda, do Marinha do Brasil: Protegendo nossas riquezas, cuidando da nossa gente www.marinha.mil.br nutricionista Daniel Cady e da jornalista Thaic Carvalho.






