• Mar Bahia

A paixão que vem das conchas do mar

Andar à beira do mar pode ser mais do que um simples passeio. Fazendo este exercício diário, a suíço-baiana Gianna Magistrini Spinelli, de 81 anos, descobriu a paixão de criar obras de arte utilizando conchas marinhas.

Gianna Magistrini

A artista plástica que acostumou-se a pintar os alpes suíços, encontrou em Salvador uma nova possibilidade de manifestar-se, criando inúmeras peças feitas com as conchas. "Cheguei à Bahia em 1966 e foi um encantamento. Todas as minhas conchas são pessoalmente catadas por mim ou presenteadas por amigos que vivem em outros países. Tenho sempre esta paixão de estar em contato com mar, que é algo extremamente importante em minha vida", conta Gianna.


Segundo ela, a seleção das conchas é feita através dos tipos, e cores e tamanhos, sendo importante que tenham as cores naturais, das quais se pode descobrir a real origem da concha. "Este meu hobie me traz muita serenidade e harmonia. Em poucas palavras, me sinto feliz com este contato com a natureza. Para criar uma peça levo em torno de 20 dias, a depender da complexidade. Já produzi cerca de 200 obras de todas as dimensões e tipos, quadros, vasos, mandalas, painéis de embarcações, bouquet de casamentos e mesas de vários formatos. Tudo feito com as conchas".

Foto: Divulgação

O trabalho feito por Gianna ganhou reconhecimento internacional, sendo convidada a integrar exposições no Museu de Malacologia de Cupra Maritima (o maior do mundo no segmento) e no Museu na Cidade de Castelo. Os curadores reconheceram em suas obras, não apenas um valor artístico, como científico. Também chamadas de itã, sambá e tambá, as conchas são formadas por nácar, seguida de uma capa intermédia de calcite ou aragonite, e por último uma camada de carbonato de cálcio (CaCO3) cristalizado.

Concha Nautilus Pompilus. Foto: Divulgação

"As conchas são como parte de mim; cada uma tem uma peculiaridade diferente e única. Uma das mais famosas e mais bonitas é a Nautilus Pompilius, hoje protegida pela Convenção de Washington. Somente pode ser adquirida ou comprada com uma permissão especial. As conchas me ensinaram que a vida é um dom, um dom da natureza, um dom que vem do mar", declara.



#conchas #malacologia #mar #arte #curiosidades #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.