• Mar Bahia

Anunciada possível data da Transat Jacques Vabre 2019


A informação ainda não é oficial, mas nos bastidores do mundo náutico já se dá como certa a data da largada da 14ª Regata Transat Jacques Vabre. Possivelmente no dia 27 de outubro a F-1 da Vela mundial parte da cidade de Le Havre, na França, com destino à Bahia, em local ainda a ser confirmado, assim como os detalhes das classes e percursos. A expectativa é que, além de Salvador, a regata inclua Itaparica e Morro de São Paulo dentro da sua programação oficial.

Foto: Transat Jacques Vabre

História

Embora o Brasil tenha um currículo vitorioso em Olimpíadas, a Transat Jacques Vabre é uma das poucas competições em que o país fez história na vela de oceano. Em 2005, Walter Antunes foi o primeiro brasileiro a fazer o mesmo trajeto entre Le Havre e Salvador. Já em 2015, o campeão olímpico Edu Penido e Renato Araújo formaram a primeira equipe canarinho.


No ano passado, o baiano Leo Chicourel, ao lado do angolano José Guilherme Caldas, terminou a prova na 11ª posição entre os barcos Class40. Se o número de participantes brasileiros continua modesto, Brasil é o país que mais vezes recebeu o evento. Com uma edição a cada dois anos, Salvador foi a cidade de chegada de 2001 a 2007, retornando em 2017. Já em 2013 e 2015, foi a cidade catarinense de Itajaí a segunda representante brasileira.


#transatjacquesvabre #vela #lehavre #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.