top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

As delícias da Gamboa no Bar da Mônica

Não importa como você vai chegar. Por mar ou por terra, o Bar da Mônica, na Gamboa de Baixo, é um point obrigatório para quem deseja experimentar frutos do mar e se deliciar com uma das vistas mais privilegiadas da Baia de Todos os Santos.

Foto: Mar Bahia

Por lá, quem comanda a cozinha há 18 anos é Mônica Arcela, moradora da Gamboa há mais de 40. "Esse bar surgiu na necessidade de minha mãe ajudar meu pai a criar os filhos, ele era pescador, depois que ela se foi, minha irmã ficou à frente, mas só vendia cerveja. Aí veio a ideia de fazer feijoada pra vender aos domingos; deu certo e resolvemos vender os peixes que eram pescados pelo meus irmãos", explica Mônica.


Veja também

Foto: Bar da Mônica

O local é simples e cheio de iguarias. O acesso se dá tanto pela Gamboa de Cima, como pela água, através de uma escada à beira mar, reunindo moradores, turistas e navegantes, que repercutem a fama do cardápio e realizam deliveries em charters ou nas próprias embarcações. "A maioria dos donos de veleiros e lanchas me conhece, eles ligam, fazem os pedidos e vêm buscar no horário combinado", declara Mônica. Entre os destaques de um cardápio que vai de PF a polvo e lagosta, ela destaca os mais pedidos: os peixes fritos e moquecas. No bar, experimentamos o vermelho frito e o camarão ao alho e óleo, que levamos a bordo, embalado e prontinho para ser consumido, com qualidade e preço mais do que justo.

Foto: Mar Bahia

Uma dica: apesar de receber a brisa do mar, o local é quente, então, não deixe de levar chapéu e protetor solar. Ah, não deixe também de ir até a cozinha, dar um "oi" para Mônica e brindar com uma cerveja gelada.

Foto: Mar Bahia

"O mar pra mim representa tudo; de lá tiro meu sustento e de minha família. Para mim, este é o lugar mais lindo que conheço, só tenho a agradecer a Deus por esse privilégio", conclui ela. Alguém duvida?


Serviço O Quê: Bar da Mônica

Onde: Rua Barbosa Leal, 31. Gamboa de Baixo, Salvador Tel: (71) 3336.9728/98156.9717

Funcionamento: Domingo a Domingo, das 7h30 às 18h

0 comentário
bottom of page