top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

As opções de passeio pelas belezas do Velho Chico

Atualizado: 30 de jan. de 2023


Foto: Site Mar Bahia

A viagem pode até ser longa (cerca de 500km), mas os momentos proporcionados pelo Rio São Francisco sempre valem a pena. O Mar Bahia navegou um pouco pelas suas águas durante uma curtíssima estadia por Petrolina e Juazeiro, fazendo alguns dos passeios disponíveis na região.

Desembarcando em Petrolina, voltamos a um dos pontos gastronômicos mais visitados da cidade: o Bodódromo. Mas, para nossa surpresa, cadê o bode? Infelizmente, a iguaria típica da região é atualmente preciosa, com apenas alguns estabelecimentos oferecendo a carne. A maior parte, oferece o carneiro como substituição - o que também não deixa de ser uma ótima pedida. E claro, não perdemos a viagem. Experimentamos o bode, o carneiro, o baião de dois e o refrescante vinho da Rio Sol - a vinícola que recebe o público para passeios em sua fábrica (imperdível, veja abaixo).


Dica: converse antes com os garçons e maitres antes de fazer os pedidos para ter a certeza do que está sendo oferecido no dia.


Pertinho do Bodódromo, visitamos o amigo Ronaldo, que não é o Fenômeno, mas é uma figuraça. Lá, é possível comer espetinhos de variadas carnes, incluindo bode, carneiro, cupim, maminha, frango, bacon...é uma infinidade com bons acompanhamentos, preço justo, ambiente descontraído na rua, cerveja gelada e o melhor: a prosa de Ronaldo, que vai lhe fazer voltar no dia seguinte. Veja vídeo aqui.


Vale a pena também dar um passeio pela calmíssima orla de Petrolina, assim como visitar a Catedral do Sagrado Coração de Jesus, que fica bem no centro da cidade e se destaca por um acervo de vitrais franceses impressionantes.


Foto: Site Mar Bahia

Rota do Vinho e Vapor do Vinho

Estes são os dois passeios mais famosos da região de Petrolina e Juazeiro para quem quer conhecer um pouco mais o processo de fabricação de vinhos e ainda navegar pelas águas do Rio São Francisco. Isso porque a região abriga duas grandes vinícolas do mercado: a Miolo e a Rio Sol.

Foto: Site Mar Bahia

O passeio do Vapor do Vinho inclui deslocamento até a vinícola, visita guiada, degustação de espumantes e navegação com um bom almoço a bordo em uma grande embarcação, com parada para banho. A duração é de praticamente um dia inteiro. Veja aqui o valor.

Foto: Site Mar Bahia

O que achamos: apesar de ser um bom custo benefício não tivemos uma boa experiência (como a que tivemos há cinco anos atrás). A expansão do serviço faz com que haja um alto volume e fluxo de pessoas, além de falhas do atendimento com os clientes.


Já o passeio da Rota dos Vinhos oferece transfer (ida e volta) até a vinícola (é longe!), visita à fábrica, às videiras, degustação, passeio em um pequeno catamarã para banho e mais degustação a bordo, almoço e vinhos à vontade. Ao final, é possível adquirir diversos rótulos da Rio Sol a preços competitivos. Veja valores e mais detalhes aqui.

Foto: Site Mar Bahia

O que achamos: valeu muito a pena, não apenas pelo custo-benefício, como pela qualidade da experiência, com um grupo menor de pessoas, um guia experiente (Gleydson) e um banho maravilhoso nas águas do Velho Chico, com diversos espumantes a bordo.


Balneário Roçado e Ilhas Um outro destino náutico interessante é o balneário chamado Roçado, que reúne barracas em torno de águas calmas e cristalinas em um delicioso banho de rio. Do Roçado é possível pegar uma embarcação e conhecer também a praia do Rodeadouro e a Ilha do Massangano, que ficam quase em frente. Optamos por ir de uber até o Roçado (cerca de 10km do centro) e de lá pegamos pequenas embarcações para visitar as ilhas.

Foto: Site Mar Bahia

Destaque para os pratos à base de tilápia, bem comum na gastronomia de Petrolina. Nossa dica é tentar ir em dias de semana, quando há um fluxo menor de pessoas e é possível aproveitar com mais calma os destinos.

Foto: Site Mar Bahia

Cerveja artesanal a bordo

Para quem aprecia cerveja artesanal, uma boa sugestão é o passeio River Beer Sunset, entre as cidades de Petrolina e Juazeiro, a bordo de um catamarã. A experiência já inclui música, degustação e a navegação.


Vale a pena

Há ainda uma variedade de roteiros a serem feitos em Petrolina e Juazeiro, sobretudo quando o assunto é artesanato, com locais específicos que contam a vocação desta região que vai surpreender você. Essa e outras dicas podem ser conferidas no site De Petrolina para o Mundo, de Taís Farias, que nos ajudou com diversas indicações de viagem e tem um atendimento especial pelo zap através do (87) 98836-1553.



Veja mais fotos aqui na galeria:



0 comentário

Comments


bottom of page