Barcos baianos fazem grande campanha na Regata Recife-Fernando de Noronha 2026

Considerada a maior regata oceânica da América Latina, a Regata Recife-Fernando de Noronha (Refeno) reúne velejadores nacionais e internacionais em uma grande celebração náutica anual. Com partida no dia 19 de setembro, a prova contou com 12 representantes baianos - com nove destas tripulações subindo ao pódio nesta última quarta-feira (23).

Mas, o que torna esta regata tão especial? Talvez, mais do que um destino cobiçado no mundo inteiro, a possibilidade de chegar até ele de um modo único: velejando. E ao longo das 300 milhas de navegação, existe uma preparação com estratégias, equipes, encontros, além de uma programação em terra que dura cerca de duas semanas na pré-largada até a premiação.

A bordo, amigos, famílias e desconhecidos que se aventuram a viver as emoções traduzidas nos históricos da Refeno, com recordes, garantia de volta a cada edição pela maioria dos barcos e a superação de vencer os desafios da travessia, feita em até dois ou três dias no mar.
Este ano, uma pitada a mais de adrenalina deu o tom da Fita-Azul da competição. O trimarã Orion (PE), bateu o recorde do trimarã Adrenalina Pura, conquistado em 2007, quando ainda levava a bandeira da Bahia a bordo. Atualmente, o barco também é de Pernambuco.

O Orion cruzou a linha de chegada, no Mirante do Boldró, em Fernando de Noronha, com o tempo de 14h18min56. O recorde do Adrenalina era o de 14h34min54s, uma marca quebrada em 2026 após 19 anos.
Confira os resultados dos barcos da Bahia:
RGS B
1º - PAPA LEGUAS SAILING
2º - MARUJOS MOURA
RGS C
2º - RAONI
ABERTA A
2º - MOKSHA
3º - VMAX-10
ABERTA B
4º - DYSDOBRE
ABERTA D
1º - MAROTO
3º - NANDU
BICO DE PROA A
1º - VENTANIA






Comentários