Bruno Reis anuncia R$20 milhões para fomentar a náutica e criar a primeira Marina Pública Municipal
- Mar Bahia

- há 5 dias
- 3 min de leitura
“Queremos conectar Salvador às águas. Sabemos o quanto a Economia do Mar pode ajudar a contribuir com o desenvolvimento econômico da nossa cidade”, destacou o prefeito de Salvador, Bruno Reis, durante a abertura do Salvador Boat Show, que ocorreu nessa quinta-feira (30) na Bahia Marina.
No evento, que segue até domingo (2), foi anunciado um investimento em torno de R$20 milhões e um planejamento estratégico para fortalecer o turismo náutico e consolidar Salvador como a capital brasileira do turismo náutico. Os recursos serão aplicados na ampliação da infraestrutura, com foco na construção da primeira Marina Pública Municipal, melhorias nos serviços de atracação e expansão da rede de apoio aos navegadores. Além disso, o valor também será direcionado à capacitação profissional e em ações de promoção turística, com o objetivo de atrair turistas e investidores estrangeiros e tornar a Baía de Todos-os-Santos o maior polo náutico do Brasil.

“O nosso plano estratégico começa no curto prazo, com a ampliação do calendário náutico e melhorias na infraestrutura de atracação e serviços para os navegadores. No médio prazo, vamos estimular parcerias público-privadas para a expansão de clubes náuticos e a criação da marina pública, além de capacitar a mão de obra local, gerar empregos qualificados para atender ao crescimento do setor. E no longo prazo, temos a ambiciosa meta de consolidar Salvador como a principal porta de entrada náutica do Atlântico Sul. O Salvador Boat Show tem sido fundamental para mostrar o nosso potencial e, a cada edição, o evento cresce, com a certeza de que será realizado, pelo menos, nos próximos três anos”, comentou o prefeito.
“A Baía de Todos-os-Santos é rodeada por 18 municípios e conta com mais de 53 ilhas. Quando olhamos para esse potencial turístico, com a possibilidade de roteiros incríveis, e considerando o PIB da Economia do Mar, que representa 2,8% do PIB, incluindo toda a parte portuária, vemos um imenso potencial para Salvador. A criação da Secretaria do Mar, em fevereiro deste ano, foi uma decisão assertiva do prefeito, com a missão de fomentar o setor e trazer a cultura náutica para a cidade. Salvador tem muito a crescer. Estamos assumindo o que nós somos”, destacou Maria Eduarda Lomanto, secretária do Mar de Salvador.

“Além do poder público, as empresas acreditam cada vez mais no potencial náutico da região. Tanto é que, este ano, dobramos o número de estaleiros que expõem as suas novidades aqui e ampliamos as estruturas, com a expectativa de superar o volume de negócios e visitantes, já que temos renomadas marcas do mercado nacional presentes”, disse Ernani Paciornik, presidente do Grupo Náutica e anfitrião do evento. “Este evento, no ano passado, foi uma grande surpresa para nós. Além de gerar negócios, foi muito bem aceito pelo público. E com o anúncio dos investimentos do governo, vemos que há uma aposta firme no setor náutico em Salvador. Isso vai potencializar ainda mais o turismo na região, fortalecer os eventos e, com certeza, contribuir para o desenvolvimento das próximas edições do Salvador Boat Show”, completou.
Já a diretora do Boat Show, Thalita Vicentini, destacou que o evento é o reflexo de uma cidade que está redescobrindo sua vocação náutica. “O anúncio dos investimentos reforça que o poder público e a iniciativa privada estão alinhados para consolidar Salvador como uma referência nacional no setor. Ver o evento crescer, dobrar de tamanho e atrair novas marcas mostra que o público está engajado e que existe uma demanda real por experiências ligadas ao mar. A cada edição, o Boat Show fortalece o turismo, gera oportunidades e projeta a Bahia no mapa dos grandes destinos náuticos do Brasil”.
O Salvador Boat Show, que segue até domingo, 2 de novembro, reúne 40 embarcações (de entrada até iates de luxo) e 30 marcas, com uma programação completa como passeios de vela, test drives além de área externa de exposição de quadriciclos, jetso e outras atrações. Além disso, o evento tem carros superesportivos, empreendimentos de alto padrão, equipamentos e acessórios náuticos.










Comentários