top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Campanha arrecada recursos para restauração do saveiro Sombra da Lua

Uma campanha promovida pela Associação Viva Saveiro está arrecadando recursos para a restauração de um dos mais tradicionais saveiros baianos: o Sombra da Lua. A embarcação é tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

Foto: Pedro Bocca

Quem puder ajudar, pode adquirir azulejos temáticos criados especialmente para a campanha pelo artista plástico Bel Borba. Para participar é necessário realizar o pix (agildoba@gmail.com) no valor de R$300,00, enviar o comprovante para Roberto Malaca pelo seu whatsapp (71999230482), escolher um dos modelos de azulejos disponíveis e informar o endereço de entrega. O sorteio acontecerá no dia 21/12/2022.


Veja também:


O Sombra de Lua é um dos últimos saveiros que preservam, na íntegra, as características originais de um saveiro de vela de içar de um mastro. Com tijupá e popa torada, possui 12,5 metros de comprimento por 4 de largura. Segundo a Associação Viva Saveiro, foi construído pelo carpinteiro naval José Simão, provavelmente em 1923. Em 2006, a embarcação pertencia a Mestre Bartô, que estava com grandes dificuldades para mantê-la. A Associação comprou o saveiro, realizou a completa restauração e o devolveu ao Mestre. Atualmente, o Sombra da Lua tem como abrigo principal o Porto da Pedra (Maragogipe) e é o único saveiro que ainda atraca na rampa do Mercado Modelo, em Salvador. A embarcação transporta produtos entre o Recôncavo Baiano e a capital do Estado e atraca, também, na Feira de São Joaquim (Maragogipinho) de onde traz carregamento de cerâmica e caxixi para Salvador.



0 comentário

Comments


bottom of page