top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Campanha Legal no Mar 2022/2023 é lançada em Salvador

A Capitania dos Portos da Bahia (CPBA) realiza nesta quarta-feira (23), às 19h30, em sua sede, a cerimônia de lançamento da 27ª edição da Campanha “Legal no Mar – Navegue com Segurança”, em paralelo com a Operação Verão 2022/2023, realizada pela Marinha em todo o país.

Foto: Capitania dos Portos da Bahia

Criada em 1996, a Legal no Mar consiste em um conjunto de ações educativas, relativas à segurança da navegação, à salvaguarda da vida humana no mar e à prevenção da poluição do meio ambiente hídrico causado por embarcação. Já a Operação Verão, tem foco na fiscalização de embarcações. Durante o período, a CPBA e as suas Organizações Militares (OM) subordinadas – as Delegacias da Capitania dos Portos em Ilhéus e em Porto Seguro – intensificarão a fiscalização do tráfego aquaviário no litoral baiano, e realizarão palestras nas colônias de pescadores e entidades náuticas, com o objetivo de instruir o público sobre as Normas da Autoridade Marítima (NORMAM). Juntas, as três OM somam cerca de 32 mil amadores inscritos e 27 mil embarcações

cadastradas, em um total de 1.183 km de extensão da costa baiana.


Durante a cerimônia, serão apresentados os vídeos produzidos para a campanha, que contam com a participação dos artistas Durval Lelys e Margareth Menezes; além do velejador Aleixo Belov, que retornou recentemente de mais uma expedição pelos oceanos Atlântico, Pacífico e Ártico. Todos os artistas e atletas cederam, gratuitamente, suas imagens.


Para a divulgação da Campanha Legal no Mar estão previstas, ainda, ações de presença de militares da Marinha em entidades náuticas, clubes, marinas e colônias de pescadores, realizando palestras educativas sobre as principais normas de segurança da navegação, além de distribuírem material gráfico informativo.


Dados da Operação Verão 2022/2023 na Bahia:

Foram realizadas 4121 ações de fiscalização do tráfego aquaviário, com o registro de 6776 abordagens a embarcações, sendo que destas, 537 foram notificadas e 37 apreendidas; 162 testes de alcoolemia foram aplicados.

0 comentário

Comments


bottom of page