top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Cluster Tecnológico Naval promove discussão sobre Economia Azul na Bahia


A Marinha do Brasil, por meio do Comando do 2° Distrito Naval e da Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON), realizará, no dia 7 de agosto (segunda-feira), às 10h, na Associação Comercial da Bahia, a palestra “Economia do Mar – Cluster Tecnológico Naval”, que será proferida pelo Diretor-Presidente da EMGEPRON, Vice-Almirante (IM) Edesio Teixeira Lima

Junior.


O propósito é promover uma ampla discussão sobre os desafios para o desenvolvimento e oportunidades da Economia Azul no Estado da Bahia, com a participação de importantes personalidades e instituições.


Na ocasião, o Almirante Edesio apresentará considerações sobre o Cluster Tecnológico-Naval do Rio de Janeiro, que busca criar um ambiente de cooperação e parcerias para agentes econômicos, públicos e privados a partir de um espaço de diálogo e negociação entre academia, indústria e governo.


Entre as principais ações para a implantação de um Cluster Tecnológico-Naval na Bahia estão a identificação dos principais atores e a criação de um plano de ações visando ao desenvolvimento coordenado e sustentável das atividades econômicas relacionadas ao mar no estado.


Cluster Tecnológico-Naval


O conceito de Cluster explora a capacidade competitiva gerada pela cooperação produzida a partir da concentração regional de empresas e/ou indústrias. O processo de estruturação de um Cluster tem potencial para gerar efeitos de transbordamento positivo na economia regional (spillovers) ou até mesmos efeitos inesperados como a criação de um novo produto e/ou serviço (spin offs).


No contexto atual de economias interdependentes e cadeias de valor internacionais, a articulação de empresas complementares para a organização geográfica de suas atividades sob a ótica dos Clusters traz inúmeros benefícios, com base em exemplos observados no Brasil e no mundo, visto que proporciona um aquecimento da economia, por conta da cadeia produtiva que age dinamicamente, acarretando geração de empregos, diretos, indiretos e induzidos, aumento de renda e de demandas agregadas.


Amazônia Azul e a Economia do Mar


A Amazônia Azul é uma área onde se desenvolvem as atividades da Economia Azul, com aproximadamente 5,7 milhões de km². De acordo com dados da Comissão Interministerial para os Recursos do Mar (CIRM), estima-se que o mar gere R$ 2 trilhões por ano ao Brasil, o que representa 19% do PIB. O cálculo considera a produção de petróleo e gás, a defesa, os 235 portos brasileiros, o transporte marítimo, a indústria naval, a extração de minérios, além do petróleo, do turismo, da pesca, das festas populares ligadas ao mar e da culinária marinha.


A Bahia é o Estado brasileiro com o maior quantitativo de municípios defrontantes ao mar e contempla a maior área costeira da Amazônia Azul, com 1.100 km e 36 municípios, o que demonstra o seu potencial econômico.


Currículo do palestrante


O Vice-Almirante (RM1-IM) Edesio Teixeira Lima Junior nasceu no Estado do Pará, em 1954. Após graduar-se na Escola Naval em 1977, completou os cursos de Comando e Estado-Maior, Superior de Guerra Naval e Doutorado em Ciências Navais (Política e Estratégia Marítima), todos eles na Escola de Guerra Naval.


Completou, também, a Extensão Universitária em Análise de Sistemas na PUC-RJ, Graduação em Administração de Empresas no CEUB, Mestrado em Economia Empresarial na Universidade Cândido Mendes e a especialização - Corporate Finance na London Business School -, em Londres, Reino Unido.


Serviço:

Evento: Economia do Mar – “Cluster Tecnológico Naval da Bahia”

Local: Associação Comercial da Bahia

Data/horário: 07 de agosto às 10h


0 comentário

Comments


bottom of page