top of page
Foto do escritorMar Bahia

Copa Vela BTS movimenta as águas da Península de Itapagipe

Mais de 50 embarcações participaram da 2ª Copa Vela BTS, realizada no último sábado (19), na Ribeira, em Salvador. O “QG” da Copa foi a Guarderia Beira Mar, comandada pela dupla Ubiracy Mesquita (Bira) e Matheus Mesquita, ambos velejadores e destaques nacionais na classe Windsurf.


Na programação um café da manhã das 08 às 10h30, seguido de reunião técnica com todos os participantes, concentração de embarcações à beira mar e largada da regata com narração para o grande público. Ao todo participaram 52 embarcações, distribuídas nas classes Hobie Cat 14, Hobie Cat 16, Supercat 17, Magnum, Day Sailer e Dingue, todos esse veleiros monotipos.


Também na raia diversas pranchas à vela (Windsurf) e a “Wing Foil”, a nova modalidade que está fazendo sucesso em todo o Brasil, e que já conta com dezenas de praticantes na Baía de Todos-os-Santos.


CONDIÇÕES CLIMÁTICAS IDEAIS


O evento transcorreu com as melhores condições possíveis para embarcações à vela. Temperatura entre 25 e 28 graus, ventos oscilando entre 12 e 15 nós (21 a 27 km/h), mar com pouca ondulação e sem chuva.


A largada foi dada as 13h30 e todas as embarcações fizeram um percurso triangular, sendo um dos trechos bem próximo à orla da avenida Beira Mar, propiciando para milhares de banhistas uma visão privilegiada do evento. Durante a realização da Copa o público contou com a narração de Marcelo Fróes e Horácio Ganem, ambos velejadores, com larga experiência na modalidade, passando informações detalhadas, como características de cada embarcação, da tripulação, velocidade e condições do vento.

EVENTO PARA TODAS AS IDADES


A Copa Vela Baía de Todos-os-Santos 2024 atingiu uma ampla faixa etária. No veleiro monotipo de nome “ORCA” do comandante Adriano Ribeiro, primeiro colocado na classe “aberta monotipo” estava a o mais jovem participante do evento, o pequeno Betinho, de apenas 3 anos de idade, filho do velejador Beto Gaspar.


Já na classe “Wing Foil”, com apenas um tripulante, estava o velejador João Bento Oliveira, de apenas 10 anos, que conquistou o 2º lugar. Competindo no veleiro “Magnum 595” estava Fred Cardoso, o mais experiente navegador, com 78 anos, e que conquistou o 3º lugar.


TURISMO NÁUTICO


A Copa Vela Baía de Todos os Santos tem por principais objetivos:


1.Fomentar o ESPORTE e TURISMO NÁUTICOS na maior baía navegável do mundo,


2.Estimular a participação de novos praticantes de esportes náuticos,


3.Envolver a comunidades da borda da BTS, gerando emprego e renda para dezenas de famílias.


CERIMÔNIA DE PREMIÇÃO


Contando com as presenças do Presidente da Associação Náutica da Bahia (ANB) e vice-presidente da SOAMAR Salvador Santiago Campo, do Presidente do Observatório da BTS, Moysés Cafezeiro, e o Comodoro do Saveiro Clube da Bahia, Sérgio Pimenta, foi realizada a Cerimônia de Premiação da COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 2024. Foram premiados com troféus e medalhas os 3 primeiros lugares de cada classe. Após a premiação, os velejadores saborearam um delicioso jantar, realizado nas dependências da Guarderia Beira Mar.

PATROCINADORES E APOIADORES


A COPA VELA BAÍA DE TODOS OS SANTOS 2024 foi uma realização Guarderia Beira mar e da Via Náutica Consultoria e Eventos.


Patrocínio Master da Secretaria de Turismo da Bahia (SETUR/BA)


Especial Apoio da Fundação Aleixo Belov e Uranus 2 Comunicação.


Apoio Técnico Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB)


Apoio Institucional Capitania dos Portos da Bahia, da Associação Náutica da Bahia – ANB e do Observatório da BTS


Apoio de Mídia Site Mar Bahia, Tribuna da Bahia, Programa A Bordo - Rádio Metrópole FM, Metrópole Turismo e Site Nauti News

תגובות


bottom of page