top of page

Copa Vela BTS movimenta Baía de Aratu

  • Foto do escritor: Mar Bahia
    Mar Bahia
  • há 10 minutos
  • 5 min de leitura

Aconteceu nos dias 29 e 30 de novembro a V COPA DE VELA DE SIMÕES FILHO, com boas condições climáticas. Em sua 5ª edição, o evento reuniu na Baía de Aratu dezenas de embarcações à vela, das mais variadas classes.


Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

No sábado, dia 29, foi realizada a regata para Veleiros de Oceano, oriundos de diversos clubes náuticos e marinas de Salvador e Simões Filho. Foram quase 40 barcos que percorreram um circuito desenhando especialmente para testar a habilidade das tripulações, com trechos à contravento, través e popa, termos náuticos utilizados para indicar a direção em que sopra o vento.


O “QG” da Copa de Vela foi a Marina Aratu, onde foi montada uma grande estrutura com área coberta, praça de alimentação e espaço para a premiação, com pórtico de entrada, backdrop, podium, além de dezenas de troféus e medalhas.


AÇÕES CULTURAIS


Transcendendo a parte náutica, o evento contou nos dois dias com uma feira de artesanato com artesãos e artesãs da cidade de Simões Filho, expondo a sua arte e comercializando os seus produtos. Na parte musical, apresentações do músico simõesfilhense “Duda Menezes e Banda”, com um repertório eclético e de muita qualidade, que agradou a todos os presentes.


PRESENÇA DO SAVEIRO VELA DE IÇAR


A V Copa de Vela de Simões Filho preparou uma surpresa aos participantes do evento. Trouxe para as águas da Baía de Aratu o centenário Saveiro “Sombra da Lua”, sob o comando do “Mestre Jorge”.


Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

No domingo (30) a histórica embarcação ficou à disposição de todos para agradáveis passeios enquanto acontecia a regata. A experiência foi bastante elogiada, pois muitos nunca tinham navegado em um Saveiro. Todos saíam encantados ao aportar de volta na Marina Aratu.


O Saveiro Vela de Içar “Sombra da Lua” foi construído há 120 anos e recém reformado pela Associação Viva Saveiro. É tombado como patrimônio histórico nacional e vem utilizando para o TURISMO NÁUTICO nas águas da Baía de Todos-os-Santos.


Com o apoio da “Marinas Portmar”, a embarcação fica aportada na bela Marina da Penha, na Ribeira, uma das 11 obras estruturantes do Governo do Estado na BTS, no âmbito do PRODETUR BAHIA, hoje sob gestão privada.


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – 1ª ETAPA - SÁBADO


Ao findar a primeira etapa da Copa de Vela no sábado, foi realizada na Marina Aratu a Cerimônia de Premiação para os Veleiros de Oceano e suas animadas tripulações.


Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

A cerimônia contou com autoridades de Simões Filho, dentre elas o Secretário de Turismo de Simões Filho Joel Cerqueira, representando o Prefeito Devaldo Soares, o “Del”, o Secretário de Governo, Rogério de Jesus e o Secretário de Juventude Matheus Bacellar, Vânia Santana, Superintendente da Secretaria de Turismo de Simões Filho e Dejandira Barbosa, Chefe de Gabinete da Setur.


Também presentes a Assessora Marcela Borges, representando a Deputada Kátia Oliveira, e os vereadores simõesfilhenses Itus Ramos, Presidente da Câmara Municipal, Sid Serra, Everton das Placas e Orlando de Amadeu.


Foram premiados com troféus os três primeiros colocados de cada classe, com especial destaque para o “Troféu FITA AZUL”, conferido ao primeiro veleiro a cruzar a raia de chegada. Esse prêmio foi conquistado pelo Veleiro “MARUJO’S TCM PACTUAL” do Comandante Wallace Wicks, embarcação do Aratu Iate Clube, de Simões Filho, que travou uma bela disputa com o Veleiro “MAROTO”, do Comandante Márcio Pinho, Comodoro do Clube Angra dos Veleiros, de Salvador. Velejadores de Itajaí (SC) e de Porto Alegre (RS) também se fizeram presentes.


SEGUNDO DIA DA COPA DE VELA - VELEIROS MONOTIPOS


A etapa de domingo (30) contemplou diversas classes de veleiros “Monotipo”, à exemplo dos Hobie Cat 14 e 16, Supercat 17, Dingue, Snipe e Especial Monotipo. De novo, mais de 40 embarcações estiveram presentes, totalizando mais de 80 embarcações à vela em 02 dias de Copa.


ree

Um especial destaque para a classe OPTMIST, considerado o “barco-escola”. É o primeiro contato das crianças com a vela. A partir de sete anos de idade uma criança já pode ser iniciar no iatismo através de uma escolinha de vela.


A COPA DE VELA DE SIMÕES FILHO, desde a sua 1ª edição, mantém uma parceria com a “Escolinha de Vela do Aratu Iate Clube”, sob a orientação da Professora Renata Agapito, que levou para a raia 12 barcos, comandados por meninos de meninas entre 08 e 13 anos. Muitos pais acompanharam os jovens atletas no evento, e participaram orgulhosamente da cerimônia de premiação.


CERIMÔNIA DE PREMIAÇÃO – 2ª ETAPA - DOMINGO


Quase 300 pessoas participaram da Cerimônia de Premiação do segundo e último dia da V Copa de Vela de Simões Filho.


Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

Com uma praça de alimentação que ofereceu iguarias como o nosso delicioso acarajé e um suculento churrasquinho, além de um almoço especial para a garotada da classe “Optmist”, a cerimônia de premiação foi muito animada, com direito a fotos com pais e mães “corujando” os seus filhos ao receberem os troféus. Já os adultos, com idades variando entre 18 e 80 anos, também fizeram a sua festa no podium. Destaque para os expedientes velejadores Fred Cardoso (80) e Dilson Pires (73)


A presença feminina também foi destaque nos dois dias de evento. A cada ano a participação das mulheres é maior. Como exemplo de garra e determinação, podemos citar as velejadoras Tata Mott (Veleiro “Marujos TCM Pactual”), Camile Lessa (Dingue “Amado”) e a jovem Marcela Muniz, de apenas 11 anos, da classe Optmist.


HOMENAGEADOS


Foram citados e homenageados a Prefeitura de Simões Filho e a Secretaria de Turismo do Estados da Bahia (SETUR/BA), principais patrocinadores do evento. Também citado com extremo destaque, nos 02 dias de Cerimônia de Premiação, o apoio institucional do MINISTÉRIO DO TURISMO, endossando a potencialidade da náutica para o fomento ao Turismo.


TURISMO NÁUTICO – GERAÇÃO DE EMPREGO E RENDA


Foto: Will Recarey
Foto: Will Recarey

Os eventos náuticos tem sido de grande importância e relevância para o crescimento do Turismo Náutico em nossas águas. São fortes geradores de emprego e renda, promovem a visibilidade da região onde eles ocorrem, resultando em crescimento, desenvolvimento e consolidação daquele destino.


Contar com o apoio dos entes públicos como a PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO, SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA e MINISTÉRIO DO TURISMO na V Copa de Vela de Simões Filho é de suma importância, não só para a manutenção do evento, mas também para o seu franco crescimento.


PATROCINADORES E APOIADORES


A V Copa de Vela de Simões Filho contou com o Patrocínio Master da SECRETARIA DE TURISMO DA BAHIA e Especial Patrocínio OURO da PREFEITURA MUNICIPAL DE SIMÕES FILHO.


Apoio Institucional do MINISTÉRIO DO TURISMO e da Associação Náutica da Bahia (ANB).


Especial apoio da Marina Aratu e da Guarderia Beira Mar.


Apoio Técnico da Capitania dos Portos da Bahia, da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia (FENEB) e da Flotilha de Veleiros de Oceano da Bahia (FVOBA).


Apoio de Mídia da Tribuna da Baia, do Site Mar Bahia, do Site Nautinews e do Programa A Bordo da Rádio Metrópole FM

Comentários


© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.

bottom of page