• Mar Bahia

Dica: 20 filmes com temática do mar para assistir na quarentena

Enquanto a ida ao mar ainda é restrita neste período de quarentena, uma das opções para seguir conectado com a água salgada é assistir a filmes com a temática marinha. O Mar Bahia reuniu algumas sugestões disponíveis no Netflix e em outras plataformas de streaming. Confira!

Foto: Reprodução

NETFLIX

Jago: A Life Underwater

O filme conta a história de Jago, um velho mergulhador da tribo Bajau na Indonésia. Recentemente cientistas descobriram que este povo intimamente ligado ao mar sofreu uma mutação que os permite ficar mais tempo submersos!


Oceanos de Plástico

Este filme impactante nos mostra os estragos causados pelo plástico na natureza e nos faz repensar sobre nossas atitudes no dia a dia.


Farol das Orcas

O filme traz a história de Trístan, um garoto autista que tem estímulos ao entrar em contato com as orcas. Vale lembrar que o autismo atinge milhares de pessoas no mundo e que a data de conscientização do transtorno é lembrada no dia 2 de abril.

Horizonte Profundo Conheça a história de sobrevivência e valor de 126 trabalhadores presos durante uma explosão em uma plataforma de extração de petróleo no Golfo do México.


Em busca dos Corais

Um excelente documentário sobre os danos que os corais vêm sofrendo em todo o mundo. Mais um filme para nos abrir os olhos e repensar nossa postura em relação ao meio ambiente.


Mission Blue

Este documentário retrata a campanha da oceanógrafa Sylvia Earle para salvar os oceanos do mundo de várias ameaças, como a pesca abusiva e os resíduos tóxicos. Losing Sight of Shore

O documentário narra a jornada de quatro mulheres britânicas, apelidadas de "The Coxless Crew", que atravessam o Oceano Pacífico da Califórnia à Austrália sem o apoio de barcos. Soul Surfer A adolescente Bethany Hamilton tem um talento natural para o surf e transforma sua vida após perder seu braço devido a um ataque de tubarão. Encorajada pelos pais, ela volta ao mundo das competições quando se recupera do acidente.

Pesca Implacável Battlefish é um reality show americano que segue as buscas de vários barcos de pesca enquanto procuram no Oceano Pacífico por atum albacora. OUTRAS PLATAFORMAS DIGITAIS


Maidentrip Com imagens de arquivo pessoal, este incrível documentário retrata a viagem solitária da jovem Laura Dekker, que decidiu dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro aos 14 anos. Imperdível!

Foto: Reprodução

Wind, a Força dos Ventos

Um clássico da Vela mundial, retratando as emoções e técnicas da lendária America´s Cup. Mathew Modine é Bill Parker, um jovem iatista americano que decide reconquistar a Copa América de Iatismo, que fora perdida pela primeira vez para os australianos. Jennifer Grey é Kate Bass, a namorada de Parker, também uma especialista nessas competições. A partir daí, muita ação acontece nas turbulentas águas e entre os fortes ventos, na conquista da mais cobiçada das regatas.


Mercy Donald Crowhurst (Colin Firth), empresário britânico e navegante amador, decide se tornar o primeiro homem a dar a volta ao mundo sem paradas, vencendo a Golden Globe Race de 1968 e faturando um polpudo prêmio. Deixando em terra mulher (Rachel Weisz), filhos e muitas dívidas referentes à construção de sua inovadora embarcação, ele parte numa solitária aventura náutica marcada por problemas, inexperiência e desespero. Adrift Tami Oldham e Richard Sharp velejam pelo Taiti quando são atingidos por uma terrível tempestade. Passada a tormenta, ela se vê sozinha na embarcação em ruínas e tenta encontrar uma maneira de salvar a própria vida e a do parceiro. Até o Fim Um navegador experiente (Robert Redford) está viajando pelo Oceano Pacífico, quando uma colisão com um contâiner leva à destruição parcial do veleiro. Ele consegue remendar o casco, mas terá a difícil tarefa de resistir às tormentas e aos tubarões para sobreviver, além de contar apenas com mapas e com as correntes marítimas para chegar ao seu destino. Em Solitário Yann Kermadec (François Cluzet) é um velejador experiente e destemido que é chamado a substituir o colega e amigo Frank Drevil (Guillaume Canet) na Vendée Globe, uma regata de três meses à volta do mundo em veleiro a solo. Sentindo que aquele é o passaporte para a glória que sempre almejou, Yann entra na prova determinado a chegar ao fim e a sagrar-se vencedor. Pela frente tem a imensidão solitária dos oceanos. No horizonte, uma vitória que lhe pode mudar a vida. De casa, vai recebendo o apoio incondicional da família, mas também a saudade. Na embarcação, após alguns dias a enfrentar as marés e a solidão, faz uma descoberta inesperada: a bordo, leva um passageiro clandestino. Trata-se de um adolescente mauritano, de seu nome Mano (Samy Seghir). É nesse momento que aquela competição deixa de ser apenas uma corrida por um troféu, para se transformar numa jornada capaz de levar Yann a pôr em causa todos os seus planos. Ama-san Um grupo de mulheres trabalha mergulhando nos mares do Japão. Esse modo de trabalho existe no país há dois mil anos, mas ainda é uma tarefa arriscada. Durante o sol do meio-dia, elas mergulham em buscas de ostras, pérolas e outros materiais orgânicos.

Foto: Reprodução

Pequeno Segredo A família Schurmann vive aventuras ao redor do mundo a bordo de um veleiro. Nessa jornada aparece Kat, uma menina órfã que é abraçada pela família velejadora, transformando a vida de cada um. O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro Pequeno Segredo, de Heloísa Schurmann. No Coração do Mar No rigoroso inverno de 1820, o navio baleeiro Essex, comandando pelo capitão Owen Chase (Chris Hemsworth), é atacado por uma baleia gigante, conhecida como Moby Dick. A embarcação sofre um naufrágio e a tripulação passa 90 dias à deriva tentando sobreviver. No Coração do Mar é baseado no livro homônimo de Nathaniel Philbrick. Ele se inspirou em fatos reais sobre os membros da tripulação que tenta escapar após o ataque da baleia. Nos 90 dias que ficaram à deriva, eles tiveram de apelar para o canibalismo, restando apenas 8 sobreviventes. Song Of The Sea A menina Saoirse vem de uma família de selkies, mulheres das mitologia celta que se transformam em focas. Ela acaba fugindo da casa de seu avô rumo a uma jornada marinha na companhia de seres encantados e também de um menino, com quem faz amizade. O Sobrevivente Sobrevivente é baseado em fatos reais e conta a história de Gulli (Ólafur Darri Ólafsson), um islandês que nadou mais de seis horas no oceano glacial ártico para salvar a sua vida após seu navio naufragar no Atlântico Norte, nas proximidades da Islândia, e matar toda sua tripulação, que tentam sobreviver, mas as águas geladas impedem que essa tarefa seja realizada. Os Velhos Marinheiros As Fantásticas Aventuras de um Capitão conta a história do comandante Vasco Moscoso de Aragão (Joaquim de Almeida) e de sua agitada chegada em uma cidadezinha balneária, a vila de Periperi, situada nas proximidades de um grande município portuário. Já maduro, este pitoresco forasteiro vem para ficar, buscando repouso depois de uma longa vida de aventuras por todos os mares do globo. O charmoso navegante conquista rapidamente a simpatia e admiração dos moradores. Os homens se reúnem ao seu redor para ouvir histórias do mar e as mulheres suspiram por sua figura romântica. O que não demora a suscitar o despeito de alguns invejosos, em especial do fiscal Chico Pacheco, até então o cidadão mais admirado do local. #filmes #cultura #mar #quarentena #oceanos #corais #inspiracao #pesca #vela #marbahia

© 2017. Mar Bahia. Todos os direitos reservados.