top of page
  • Foto do escritorMar Bahia

Gente do Mar: Zé Pescador

Atualizado: 23 de ago. de 2018



Pescador, empreendedor social, Líder na Fundação AVINA, fundador da ong PRÓ-MAR, Zé Pescador é gente do mar. "Minha relação com o mar aconteceu na infância, quando fui morar com meus pais na ilha de Itaparica e passei meus primeiros anos convivendo com a paisagem marinha perto de casa, rodeado de mar, literalmente como uma ilha. O chamado da maré me despertou e me trouxe de volta a minha dignidade trabalhando como um pescador. Nesta época, conheci um homem chamado Hélio Gloria, um biólogo paulista que havia se mudado para Salvador para trabalhar com peixes ornamentais marinhos. Fui convidado a sair em seu barco para ver de perto o seu trabalho. Neste dia descobri a felicidade de me sentir livre da terra e a partir daí passei a acompanha-lo nas saídas de mergulho. Sem ter consciência do caminho que se abria a minha frente, acabei me tornando um pescador de mim mesmo, aprendendo a ser um homem do mar" .


Pai de três filhos, Zé conta como uma simples observação da sua filha, Janaína, mudou sua vida. "Ela me questionou o fato de eu pegar lagostas ovadas em período de reprodução. Nunca mais esqueci a decepção no seu olhar, me perguntando: “Mas, pai, porque você não deixa os filhotinhos dela nascerem primeiro?” e ali Janaína me despertava para a consciência na pesca e o perigo exterminador da pesca predatória. Ali também nascia o sonho de criar meios para alertar outros pescadores para a necessidade de conservação, sensibilizando e educando os pescadores para cuidar do mar: a ONG PRÓ-MAR.


Desde 2010, ele também se dedica a monitorar e realizar experimentos de controle da bioinvasão do coral sol na BTS. Atualmente é palestrante e consultor em comunicação para desenvolvimento de projetos em comunidades do litoral e do Rio São Francisco. Zé Pescador é personagem do livro “Você é do tamanho dos seus sonhos”, de Cesar Souza, selecionado como um dos 5 empreendedores no concurso anual da revista Você S.A.


“Ela me questionou o fato de eu pegar lagostas ovadas em período de reprodução. Nunca mais esqueci a decepção no seu olhar, me perguntando: “Mas, pai, porque você não deixa os filhotinhos dela nascerem primeiro?”


Foto: Arquivo Zé Pescador

0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page